05/11/2026 20:14:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7242/

Campanha de proteção à crianças e adolescentes mobiliza entidades em Lucas do Rio Verde

Serão desenvolvidas diversas atividades para a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
14/05/2019 14:13

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone)


Ajustar tamanho da fonte:

Cerca de 250 crianças e adolescentes das escolas participaram na manhã desta terça-feira (14) da abertura oficial da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de secretários municipais, servidores, representantes de conselhos e entidades.

Durante o mês de maio, em todo país, órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e toda sua campanha buscam reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

Em Lucas do Rio Verde, a campanha está sendo liderada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio das secretarias municipais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-LRV).

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucileide Gurka, a campanha tem o propósito de orientar as famílias, especialmente as crianças e adolescentes, sobre as questões de abuso. “Essa campanha é uma proposta nacional e que seguimos desenvolvendo aqui em Lucas do Rio Verde. Teremos várias ações para atingir o nosso público alvo, orientando as crianças, adolescentes, adultos, familiares, com muito cuidado e responsabilidade”.

A conselheira tutelar, Marcela Xavier de Carvalho, destacou a importância de trabalhar o tema com toda família. “Os números de casos de abuso têm aumentado no município, e não são poucos. Precisamos conscientizar as famílias, pois muitas vezes os pais ou pessoas mais próximas não enxergam o que pode estar acontecendo com seus filhos, com as crianças. É preciso ter um olhar diferenciado, observar com atenção e qualquer dúvida ou percepção de comportamento inadequado ou sinais diferentes, é preciso procurar ajuda, nas polícias e no Conselho Tutelar, que nós podemos orientar”, comentou.

A primeira-dama, Rafaela Frizzo, ressaltou que a proteção é primordial para garantir um futuro saudável às crianças e adolescentes. “Esse é um tema que precisa ser trabalho o ano todo porque nossas crianças estão vulneráveis aos ataques e abusos, é uma coisa que vemos diariamente nos noticiários. Precisamos orientar nossas crianças pra que elas não fiquem em silêncio, para que elas denunciem, pois esse silêncio pode causar ainda mais abusos e traumas. Vamos estar sempre vigilantes com as nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

A abertura da campanha contou ainda com uma homenagem da secretária Lucileide à equipe do Creas e com uma apresentação teatral relacionada ao tema. Participaram as escolas municipais Cecília Meireles, Eça de Queiróz, Menino Deus e Olavo Bilac.

Na programação da semana estão palestras e rodas de conversa nas escolas, PSFs, Cras e Creas, plantio de mudas e apresentação teatral.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes