19/03/2026 12:52:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7398/

Emancipação de Lucas do Rio Verde é comemorada pela prefeitura

Com a presença dos servidores, autoridades e alguns pioneiros, a prefeitura realizou uma pequena comemoração pelo aniversário de emancipação
Por Ascom Prefeitura
04/07/2019 18:02

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Em comemoração aos 31 anos de emancipação político-administrativa de Lucas do Rio Verde, a Prefeitura preparou uma celebração especial com a presença dos servidores, autoridades e alguns pioneiros, nesta quinta-feira (04), no auditório do Paço Municipal.

Após muito trabalho da comissão pró-emancipação e realização de plebiscito, no dia 04 de julho de 1988, Lucas do Rio Verde conquistou a emancipação, deixando de ser Distrito de Diamantino.

Para falar um pouco mais sobre esta história, a pioneira e jornalista Vera Carpenedo contou um pouco do processo de emancipação e da luta nos primeiros anos. “É um orgulho bastante grande ter participado dessa trajetória toda e ter tido a oportunidade de acompanhar todos esses passos, toda essa caminhada. Um dos grandes fatos importantes que eu tive a oportunidade de acompanhar e registrar foi a instalação do distrito de Lucas do Rio Verde, que aconteceu em 17 de março de 1986 e ali já teve início também a caminhada pela emancipação, foi criada a comissão pró-emancipação. E em 4 de julho então de 1988, o governador Carlos Bezerra assinou a lei que foi publicada no Diário Oficial na mesma data, criando então o município de Lucas do Rio Verde”.

O segundo subprefeito de Lucas do Rio Verde, Jorge Luccini, também prestigiou a comemoração e revelou que o sucesso da cidade foi graças ao empenho e dedicação dos líderes comunitários. “Nosso serviço na época foi emancipar uma ideia e graças a Deus essa ideia foi boa, tem que felicitar todo mundo que acreditou junto conosco nessa ideia. Não tínhamos noção que Lucas do Rio Verde ia se tornar o que é hoje, nós sabíamos que iria melhorar, que ia crescer, que íamos ter uma boa qualidade de vida porque nós viemos de lugares que eram bons, conhecíamos o que era bom. Aqui era só poeira, mas resolvemos fazer dessa cidade uma cidade para nós vivermos”.

Antonio Isaac Fraga Lira, que foi o primeiro vereador de Lucas do Rio Verde ainda quando pertencia a Diamantino, destacou os desafios do início, onde a esperança era muito forte. “Na época ninguém nem imaginava que ia acontecer né e eu sempre coloco que o principal motivo do nosso crescimento, do nosso desenvolvimento, foi a união das pessoas que estavam aqui, das lideranças. Logo após o lançamento da pedra fundamental, fui candidato a vereador por Diamantino para representar a nossa vila, e conseguimos com ajuda de muitos fazer com que Lucas do Rio Verde fosse reconhecida. Hoje é uma cidade bem desenvolvida, bonita e que nos enche de orgulho”.

De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, é muito gratificante poder reunir estes pioneiros e compartilhar a história da cidade com as pessoas que chegaram a pouco tempo. “Lucas do Rio Verde tem sua independência política com mais oito municípios aqui no Mato Grosso. E crescemos. Somos a Capital da Agroindústria, melhor Ideb do Mato Grosso, esse ano há poucos dias recebemos mais um prêmio como o melhor município sustentável da região Centro-Oeste. Temos um povo trabalhador, um povo ordeiro, uma boa educação, boa uma saúde, então precisamos comemorar. Gostaríamos de ter aqui tanta gente, que fez a história da nossa cidade. A dificuldade ainda existe, mas hoje são outros tempos. Amanhã ou depois, daqui 10 anos, já serão outros desafios e precisamos continuar unidos para o bom desenvolvimento da nossa querida Lucas do Rio Verde”.

A jornalista Vera Capernedo também explicou sobre a decisão da comemoração do aniversário em 5 de agosto, data de fundação da agrovila. “Uma das questões assim que sempre surgem e as pessoas sempre perguntam é se a emancipação foi em 4 de julho, então por que que o aniversário é comemorado em 5 de agosto. Na mesma ocasião em que emancipou Lucas do Rio Verde, também houve a emancipação de Tapurah, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis, todos eles desmembrados de Diamantino, todos com a mesma data de emancipação. Então, na primeira sessão da Câmara de Vereadores, em janeiro de 1989, quando foram definidos os feriados municipais, optou-se por comemorar o aniversário em 5 de agosto porque é a data de fundação do núcleo urbano de Lucas do Rio Verde, que aconteceu em 5 de agosto de 1982. É para nos diferenciarmos um pouco dos nossos vizinhos e porque na época já se discutia muito a integração dos municípios vizinhos. Assim, quando tem festa em Lucas, o povo de Tapurah vem, o povo de Nova Mutum vem e vice-versa”.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/03/2026 11:08

Servidores da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato participam de capacitação em Cuiabá

Evento integra o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso


18/03/2026 17:11

Secretaria de Saúde entrega medicamento contra doenças respiratórias ao HSL

O Nirsevimabe foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e destinado a proteção de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório


18/03/2026 14:45

Forças de Segurança de Lucas do Rio Verde se reúnem para alinhar estratégias operacionais do Show Safra Mato Grosso 2026

Reunião definiu integração, reforço no policiamento e ações preventivas para um dos maiores eventos do agronegócio


18/03/2026 13:54

Prefeitura divulga resultado preliminar do processo seletivo da Saúde

O prazo para protocolo de recurso segue até amanha (19). O resultado final seja publicado na sexta-feira (20)


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino


17/03/2026 16:34

Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos 40 horas

São ofertadas sete vagas. As inscrições terminam na quinta-feira (19)


17/03/2026 11:07

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Etapa Estadual de Natação neste final de semana

Competição acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, com a participação de mais de 400 atletas


17/03/2026 07:31

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com o Departamento de Licitação e Contratos


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município


16/03/2026 15:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

Capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Procuradoria da Mulher reuniu mais de 30 participantes