18/08/2026 00:12:49
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7423/

Prefeitura e Unemat tratam sobre projetos físico e pedagógico do campus avançado

Área de seis hectares deverá ser destinada para a implantação do projeto
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
12/07/2019 15:51

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde deram início na manhã desta sexta-feira (12) à discussão em torno dos projetos físico e pedagógico do campus avançado da instituição. Participaram da reunião, realizada no Paço Municipal, o prefeito Luiz Binotti, o diretor do Campus Regionalizado da Unemat/Sinop, professor Roberto Alves de Arruda, o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, a vereadora Cristiani Dias, o diretor administrativo da Unemat/Sinop, Darlan Guimarães Ribeiro e representantes das áreas pedagógica e técnica das duas instituições.  

Para o prefeito Luiz Binotti, depois de três anos de intensas negociações com a direção da Unemat, a luta pela implantação do campus avançado em Lucas do Rio Verde está muito perto da reta final. “Isso vem desde novembro de 2016, logo após as eleições, e temos trabalhado diuturnamente para tornar realidade este sonho da população luverdense. Já trouxemos os cursos de engenharia civil e de engenharia de alimentos e hoje, nesta reunião, definimos aspectos importantes do projeto, como o local para instalação provisória até a construção do prédio próprio, sua estrutura física e o número de novos cursos que poderão funcionar aqui em Lucas”, destaca.

Como o conceito de campus avançado representa uma novidade para a instituição de ensino superior, seu processo de criação depende do Conselho Universitário (Consuni), que se reunirá na primeira quinzena de agosto. “O processo está sendo muito bem conduzido dentro da universidade e estou confiante de que os conselheiros aprovarão a proposta nessa assembleia porque significa um melhor aproveitamento da própria estrutura e do corpo de profissionais da Unemat para ampliar a oferta de serviços por todas as regiões de Mato Grosso”, ressalta.

Durante o encontro, Binotti adiantou que já está sendo providenciada uma área de seis hectares que, por meio de um termo de cessão de uso, será destinada para a instalação do primeiro campus avançado da Unemat no estado. Além disso, segundo ele, o município deverá buscar emendas parlamentares estaduais e federais para ter os recursos necessários para a construção da obra que não poderá ser bancada pela universidade.

O diretor Roberto Arruda, que havia estado em Lucas do Rio Verde no final de junho para entregar a proposta do conceito de campus avançado que será avaliada pelo Consuni, destacou a importância de avançar o quanto antes na definição do projeto para facilitar a aprovação por parte dos conselheiros. “O reitor Rodrigo Zanin já se mostrou favorável à implantação e tudo leva a crer que o Conselho também vai se posicionar da mesma forma”, avalia.

A concepção do projeto arquitetônico ficará a cargo da Empresa Júnior do curso de engenharia civil do campus da Unemat/Sinop, que terá auxílio do corpo técnico da própria Prefeitura. Tão logo a proposta de criação da unidade avançada seja aprovada, a Escola Municipal Olavo Bilac deverá receber provisoriamente os cinco ou seis cursos que forem definidos de comum acordo entre a instituição e a Prefeitura.    

Outra questão tratada foi o estabelecimento de uma parceria para formação continuada na área de alfabetização da rede de ensino municipal. A Unemat assumiu o compromisso de elaborar um programa para ser colocado em prática ainda neste segundo semestre.  

    

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle