16/06/2026 16:43:22
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7443/

Luverdense traz medalha de ouro do Brasileirão de Karatê Esportivo

O esporte entrou na vida da atleta há nove meses para complementar o tratamento do autismo
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
24/07/2019 09:46

(Foto: Arquivo pessoal)


Ajustar tamanho da fonte:

A atleta Jenifer Amanda Deloss de Souza, de 11 anos, conquistou medalha de ouro em kumite (luta) e medalha de bronze em kata (luta imaginária de apresentação) durante o Brasileirão de Karatê Esportivo realizado entre os dias 11 e 14 de julho, em Trindade, Goiás. Estudante da Escola Municipal Olavo Bilac, Jenifer tem autismo diagnosticado há pouco tempo e quase desistiu dos ensinamentos da arte marcial.

Para a jovem campeã, as aulas de karatê trouxeram muitas mudanças e descobertas e ela concorda com sua mãe, Vanessa, para quem os nove meses de prática equivalem ao tempo de concepção de uma nova Jenifer. “Ganhei mais autoconfiança e mudou minha autoestima. Agora eu não tenho mais medo, vergonha de falar com as pessoas, porque antes eu tinha muita vergonha”, conta.

Na verdade, as primeiras mudanças foram constatadas ainda no ano passado, quando ela trocou de unidade de ensino dentro da própria rede municipal e ingressou na Érico Veríssimo, uma escola de tempo integral onde começou a participar das oficinas de dança e de artesanato. Lá também funcionam outras 14 oficinas e, dentre elas, a de karatê. “Antes de começar a oficina de dança, no recreio, eu ia lá falar com o sensei (professor, mestre) de karatê e daí despertou a vontade de querer treinar aqui.”  

Também o fato do irmãozinho Davi Lucas, de 9 anos, já praticar karatê influenciou bastante para que tomasse a decisão. A rigidez disciplinar e a repetição constante dos golpes e fundamentos básicos a levou a pensar em largar tudo logo após uma luta na academia. “Eu fiquei nervosa e comecei a chorar por causa da pressão e falei para o sensei que não queria mais. Mas logo isso passou e eu resolvi continuar do mesmo jeito. Meu sonho agora é ir da faixa amarela até a preta”, afirma.

O nervosismo também esteve presente ao participar do Campeonato Goiano de Karatê, em março, sua primeira competição, mas isso não a impediu de ter um bom desempenho e trazer duas medalhas de bronze. A conquista já mostrava seu enorme potencial e os treinamentos foram intensificados, com aulas mais frequentes para melhorar sua técnica e aumentar a confiança.

No Brasileirão, o choro veio outra vez e novamente ela conseguiu controlar os nervos para vencer todas as lutas até chegar à final, na qual, para sua surpresa teve que enfrentar uma menina da mesma idade, com o mesmo peso e da mesma faixa com quem tinha feito amizade durante a competição. “Eu lembro que uma menina teve um WO antes de mim e eu fiz algumas lutas até chegar a final. Eu até vi que eu podia fazer o ippon nela mas fiquei com dó e mesmo assim eu ganhei”, relata.

“O karatê entrou na vida da Jeniffer como sugestão da neurologista para complementar o tratamento dela e deu super certo. Teve muito choro no tatame, ela foi pra casa muito brava mas em nenhum momento falou em desistir. Era um momento de raiva dela, ela chorava, a gente compreendia, perguntava se queria parar e deixava ela sossegada. Logo tudo passava e no outro dia ela estava de volta. Eu digo que nesses nove meses nasceu outra Jenifer”, destaca Vanessa ao falar sobre o desenvolvimento da filha.

O professor João Evangelista de Lima, que além do projeto desenvolvido dentro da Escola Érico Veríssimo dirige a Luverdense Karatê Educacional, compara a atleta a um diamante que está sendo lapidado pouco a pouco. “A condição de autista da Jenifer exigiu muita paciência para conquistar a sua confiança e o trabalho com ela não foi fácil. Ela é uma menina de 11 anos que tem muita responsabilidade, muito foco, disciplina e bate muito forte. Esta medalha de ouro conquistada pela Jenifer não foi surpreendente. Eu só diria que não era esperada”, ressalta.

ESPORTE E LAZER
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico