16/04/2024 18:19:18

Obra do novo Fórum da Comarca consolida Espaço Cidadão em Lucas do Rio Verde

Local abrigará Fórum Trabalhista, já em construção; e a atual sede do Poder Judiciário irá abrigar Complexo de Saúde
Por Ascom Prefeitura/Sergio Nery
19/08/2019 17:03

(Foto: Ascom Prefeitura/Sergio Nery)

O lançamento da pedra fundamental da construção do novo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde foi definido pelo Prefeito Luiz Binotti como dois presentes para a população do município. Ao lado, em andamento, está a obra do Fórum Trabalhista, e existe a previsão de outros aparelhos do Sistema Judiciário se instalarem na região.

Chamada pelo Prefeito de Espaço Cidadão, a concentração de órgãos públicos na região onde está instalada a Prefeitura, definida pelo Plano Diretor, possibilitará que o cidadão se dirija ao local e resolva suas demandas com maior agilidade.

O segundo presente à sociedade luverdense anunciado pelo Prefeito é a utilização do espaço onde hoje se encontram Fórum da Comarca, Ministério Público, Fórum Trabalhista e sede da Ordem dos Advogados do Brasil para a instalação de unidades da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos agregar ali alguns equipamentos da saúde que estão esparramados pela cidade, farmácia, laboratório, e vamos trazer tudo ali naquele local. Tem o hospital, tem a fisioterapia, tem o PAM. Por isso que eu falo que são dois presentes que estamos ganhando hoje aqui em Lucas do Rio Verde”, afirmou o Prefeito.

A contrapartida do município para a construção do novo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde foi a cessão do terreno. Com o modelo de parceria entre o Tribunal de Justiça e o Município, a licitação foi coordenada pela municipalidade, que tem melhores condições de fiscalizar o desenvolvimento da obra.

O diretor do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, juiz Hugo José Freitas da Silva, explicou que a sede do Poder Judiciário no município foi construída em 2005 e ampliada em 2006. “Depois disso, são quase 13 anos sem nenhuma ampliação. Nesse período de 13 anos nós ofertamos vários serviços à população na mesma estrutura física”, disse o magistrado. Com a nova sede, ele garante que haverá melhores condições de trabalho, o que irá imprimir uma maior qualidade e agilidade no serviço prestado à sociedade luverdense.

Presente à solenidade, o deputado federal Neri Geller destacou a velocidade com que as coisas acontecem em Lucas do Rio Verde. A importância do momento, segundo o parlamentar, pode ser medida pelas autoridades que estiveram no lançamento da pedra fundamental. Neri lembrou o esforço dos pioneiros e de antigos gestores, que elaboraram o Plano Diretor, que determinou o crescimento do perímetro urbano onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal.

O Corregedor do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Ferreira da Silva, destacou que o lançamento da pedra fundamental do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde é sequência de um trabalho iniciado na gestão do Desembargador Rui Ramos. “Lucas é uma região muito poderosa, muito rica, muito produtiva, e certamente as demandas também se avolumarão e o Judiciário tem que acompanhar, de sorte a trazer a paz social que todos nós precisamos”, avaliou.

O Presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Lucas do Rio Verde, Ednilson Zanardini Menezes, classificou o momento como um dia de júbilo. A estrutura lançada terá a capacidade de abrigar já de início, oito varas, podendo chegar a 21. Ednilson agradeceu aos advogados e antigos diretores da OAB, que tiveram atuação fundamental na busca pela nova sede do Poder Judiciário, servindo como elo entre a sociedade e o Tribunal de Justiça.

O Presidente do TJMT, Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que a nova sede será dotada do mais avançado sistema de informatização para o setor. As dimensões do novo Fórum da Comarca darão uma tranquilidade ao Tribunal de Justiça, com a certeza de que não haverá a necessidade de ampliar as dependências por muitos anos. Além disso, com mais espaço, a Justiça poderá entregar ao cidadão maior agilidade e qualidade nas decisões. Sobre a parceria com o município, o Presidente do TJMT comemora o sucesso do modelo. “É uma nova forma de administrar. O Poder Judiciário, através de seu fundo de aparelhamento judiciário, tem a possibilidade de planejar as construções sem depender de orçamento do Estado. E essa parceria com o município dá uma agilidade muito maior. É a parceria que nós vemos como ideal daqui para a frente”, finalizou.

GABINETE

Vídeo:

16/04/2024 17:50

Alunos das Oficinas Culturais garantem vaga em Campeonato Mundial de Capoeira

Delegação busca apoio para viagem, que acontecerá no mês de maio

16/04/2024 16:49

Mutirão realiza mais de 220 exames oftalmológicos em Lucas do Rio Verde

Os usuários atendidos aguardavam na fila de espera da Central de Regulação

16/04/2024 09:50

Obra do Centro Municipal de Tradições Norte e Nordeste é lançada

Mais de R$ 3,5 milhões serão investidos no espaço cultural

15/04/2024 16:53