08/04/2026 12:32:38
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8079/

Protocolado em dezembro na Câmara de Vereadores, projeto que traz descontos na tarifa de água deve ir para votação

O programa prevê descontos para as famílias que tenham renda, por pessoa, de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.
Por Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
08/05/2020 09:45

(Foto: ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

A prefeitura de Lucas do Rio Verde protocolou, no dia 10 dezembro de 2019, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei que propõe alterações nos descontos da tarifa de água para a população de baixa renda. Agora, o projeto deve ir para votação.

O projeto busca conceder aos consumidores membros de famílias de baixa renda, a possibilidade de pagar uma tarifa diferenciada, dentro da realidade financeira, porém com limite de consumo, o que irá promover o uso consciente.

O programa prevê descontos para as famílias que tenham renda, por pessoa, de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“Esse projeto vai poder ajudar até 4.500 pessoas e isso é muito importante, ainda mais na atual situação que estamos vivendo, de pandemia do Coronavírus. Acredito que os vereadores vão aprovar, pois esse é um projeto que vai ajudar muito essas famílias que estão com dificuldades neste momento”, comenta o diretor do Saae, João Pagotto.”

Conforme o projeto, o desconto deve funcionar da seguinte forma:

  • Para a parcela de consumo acima de 30 e até 40 metros cúbicos de água por mês, o desconto será de 10%.
  • Para a parcela de consumo superior a 40 metros cúbicos de água por mês, não haverá desconto.
  • A taxa de coleta de esgoto sanitário aos beneficiários da Tarifa Social será de 50% sobre o valor do metro cúbico de consumo da tarifa de água.
  • A família que tiver em sua moradia, comprovadamente, pessoa com deficiência poderá requerer o benefício da Tarifa Social; neste caso, o valor da renda por pessoa mensal deverá ser de até 3/4 do salário mínimo.
  • A pessoa aposentada que não tenha casa própria e que possuir renda familiar mensal inferior a 2 salários, mínimos, poderá neste caso requerer o benefício da Tarifa Social.
SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município