19/03/2026 15:41:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8401/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avalia abertura do PAM 24 horas e exclusivo para Covid

O assunto foi debatido durante a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
22/03/2021 18:03

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A ampliação do horário do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e procedimentos exclusivos à pacientes com sintomas de Covid-19 foram alguns dos assuntos debatidos na reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. O encontro foi na tarde desta segunda-feira (22).

A proposta inicial é montar uma estrutura de enfermaria no PAM para pacientes Covid e direcionar os casos de urgência e emergência, como traumas, vítimas de acidentes, para o Hospital São Lucas.

“Os demais atendimentos de saúde, em geral, continuarão sendo feitos nos PSFs, por isso solicitamos a compreensão e colaboração da população em procurar atendimento no PAM somente com suspeita de Covid. Para livre demanda, os pacientes podem ir em qualquer unidade de saúde, inclusive o Tessele que está com atendimento estendido, e também pelo TeleLucas, que conta com dois médicos para atendimento via whatsapp”, explicou a secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura.

Além das mudanças no PAM, a secretária também tratou sobre a aquisição de novos tipos de exames que devem agilizar a divulgação dos resultados aos pacientes, a demanda atual de oxigênio que está sendo monitorada, as etapas de vacinação que estão ocorrendo criteriosamente conforme o Ministério da Saúde, a importância do uso de medicamentos com eficácia comprovada e fez um apelo à população.

“Precisamos nos cuidar, ter consciência do problema que estamos enfrentando. O uso da máscara é obrigatório, é necessário redobrar os cuidados com a higiene, evitar aglomerações e cumprir todas as medidas. O que temos visto é um descaso, é ir para praças, aglomerar em festas, tentando enganar a polícia, mas os profissionais de saúde continuam lá atendendo, só que não adianta depositar as esperanças somente nestas pessoas, precisamos todos colaborar”, enfatizou Fernanda.

O promotor de Justiça, Daniel Carvalho Mariano, também participou da reunião de forma remota e contribuiu com sugestões e orientações. “Há mais de um ano estamos tentando explicar, mas a população não tem colaborado, inclusive negando a história e a medicina, e sem pensar nas consequências. Trabalhar é necessário, mas, se eventualmente a população não parar de festar, sair, passear, isso vai atrapalhar que precisa trabalhar. Não é o poder público que quer atrapalhar as pessoas de trabalhar, quem está atrapalhando as pessoas de trabalhar é quem não está respeitando as medidas de biossegurança e causando um aumento no número de casos. Se você defende não ter lockdown ou medidas rígidas, então cumpra as medidas de segurança para que isso não seja necessário, tenha compaixão pelo trabalhador, autônomo, empresário, que precisa atuar neste momento para ter dinheiro para levar o pão para casa”, pontuou.

Conforme o prefeito Miguel Vaz, a Prefeitura está avaliando todas as alternativas para ações mais eficientes e eficazes durante a pandemia.

“Ainda que o poder público tenha feito todos os esforços, proporcionado mais espaços de atendimento, mais leitos, seja UTI ou enfermaria, ampliando os serviços, cumprindo e orientando sobre as medidas dos decretos estaduais, avaliando todas as possibilidades, inclusive com novos testes, fazendo parcerias com a iniciativa privada, boa parte da população parece ainda não ter entendido a situação grave que estamos passando, no município, estado e país. O que vemos hoje é uma falta de conscientização. Vamos continuar orientando, mas também vamos intensificar a fiscalização”, destacou Vaz.

 

SAÚDE GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/03/2026 13:18

Lucas do Rio Verde é destaque estadual com Selo Diamante em Excelência na Aprendizagem

Premiação foi entregue nesta quarta-feira (18), em Cuiabá, ao prefeito e à equipe da Secretaria Municipal de Educação


19/03/2026 11:08

Servidores da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato participam de capacitação em Cuiabá

Evento integra o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso


18/03/2026 17:11

Secretaria de Saúde entrega medicamento contra doenças respiratórias ao HSL

O Nirsevimabe foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e destinado a proteção de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório


18/03/2026 14:45

Forças de Segurança de Lucas do Rio Verde se reúnem para alinhar estratégias operacionais do Show Safra Mato Grosso 2026

Reunião definiu integração, reforço no policiamento e ações preventivas para um dos maiores eventos do agronegócio


18/03/2026 13:54

Prefeitura divulga resultado preliminar do processo seletivo da Saúde

O prazo para protocolo de recurso segue até amanha (19). O resultado final seja publicado na sexta-feira (20)


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino


17/03/2026 16:34

Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos 40 horas

São ofertadas sete vagas. As inscrições terminam na quinta-feira (19)


17/03/2026 11:07

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Etapa Estadual de Natação neste final de semana

Competição acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, com a participação de mais de 400 atletas


17/03/2026 07:31

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com o Departamento de Licitação e Contratos


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município