28/03/2024 10:34:30

Covid-19: Confira quem está sendo vacinado no município

Lucas do Rio Verde segue Plano Nacional de Operacionalização e Imunização do Ministério da Saúde na vacinação contra a Covid-19
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
14/06/2021 15:03

(Foto: Ascom Prefeitura/ Luiz Henrique)

O município de Lucas do Rio Verde informa a todos os cidadãos que, na atual fase, estão sendo imunizados:

- Pessoas acima de 18 anos, que possuem comorbidades e já fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura (clique aqui para realizar o cadastro)
- Pessoas com 58 anos completos ou mais, sem comorbidades (chamamento feito por faixa etária decrescente, à medida que mais doses são recebidas para essa finalidade)
- Profissionais da Educação do ensino fundamental até os anos iniciais (por meio de lista nominal emitida pela Secretaria Municipal de Educação, com profissionais da educação que estão com vínculos atualizados em alguma instituição de ensino, seja da rede pública ou privada)
- Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos de idade

RECOMENDAÇÕES À GESTANTES E PUÉRPERAS:

Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades possuem a restrição da marca AstraZeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, foi liberado o uso de vacinas das marcas Coronavac e Pfizer.

Além disso, a nova atualização do Plano de Vacinação do Ministério da Saúde determina que esse grupo prioritário deve apresentar uma indicação médica para obter o recebimento da vacina. De acordo com o documento, essas medidas de segurança são tomadas para garantir a seguridade do processo de aplicação, evitando consequências e reações indesejadas, tanto para a paciente quanto para o bebê.

Em breve, a Secretaria de Saúde definirá os próximos passos para a vacinação desse grupo prioritário com vacinas das marcas Coronavac e Pfizer.

QUEM JÁ FOI IMUNIZADO?

- Idosos acima de 60 anos de idade
- Pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos)
- Pacientes que fazem tratamento de hemodiálise (acima de 18 anos)
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (incluindo Guarda Municipal), por meio de lista nominal
- Profissionais da Saúde

Cada grupo possui uma determinação diferente para a vacinação. Alguns por convocação de faixa etária, por pré-cadastro ou ainda por meio de lista nominal advinda de órgãos responsáveis (como é o caso de profissionais de Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas e profissionais da Educação).

Se você faz parte de algum dos grupos que já foram vacinados, mas ainda não recebeu a imunização, procure informações com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3548-2502.

PRÓXIMOS PASSOS:

Apesar de ter sido divulgado pelo Governo do Estado e do interesse em ampliar a vacinação para além dos grupos acima citados, até o momento não foram enviadas doses destinadas aos públicos de: caminhoneiros, lactantes, profissionais da indústria e trabalhadores da imprensa.

A sequência da prioridade é definida pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No entanto, o envio, quantidade e finalidade das doses, é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio de resoluções recebidas semanalmente. Cabe aos municípios, receber e aplicar as doses seguindo as diretrizes das documentações oficiais.

A Secretaria de Saúde informa que não é possível saber com antecedência qual será o próximo grupo contemplado, mas que as resoluções do Estado tem seguido predominantemente a ordem do Plano Nacional. Clique aqui para ver a lista completa das prioridades do Ministério da Saúde e acompanhe os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para mais informações.

IMPORTANTE:

- Mantenha os dados atualizados. Se você já fez o pré-cadastro deve acompanhar a situação e o status do cadastro, independente do grupo prioritário em que se encaixa. Pendências de documentação e/ou inconsistência de dados pessoais são os maiores motivos de não agendamento da vacina.

- Pessoas com comorbidades devem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura, apresentando laudo médico e comprovante de residência. Clique aqui para ter acesso.

- Em “Transparência”, você pode acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, clique em https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

A vacina é proteção individual e coletiva. VACINE-SE.

Fotos:

28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular

28/03/2024 09:00

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março

27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água