16/06/2026 21:27:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8763/

Pró 3 Ferrovias: Prefeitura assina carta que cobra celeridade em aprovação de projeto de lei

A assinatura aconteceu durante o lançamento do movimento em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
27/06/2021 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

O lançamento do movimento Pró 3 Ferrovias em Lucas do Rio Verde reuniu, na noite da última sexta-feira(25), diversas entidades e representantes no auditório da Câmara de Vereadores. Durante o encontro, foi apresentado aos participantes o objetivo do movimento. 

Conduzido pelo coordenador do movimento, Vicente Vuolo, o encontro durou cerca de duas horas e teve a participação do Prefeito Miguel Vaz, além do deputado estadual, Gilberto Cattani, representante do senador Carlos Fávaro, vereadores de Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Sindicato Rural, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (Acilve), Fundação Rio Verde entre outros. 

Vuolo explicou nos minutos iniciais como será composto o entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde. Para ele, atualmente há um desequilíbrio no transporte em todo o país. Com isso, a logística, em sua maioria, acaba sendo transportada pelas estradas, visto que essa é a principal opção, enquanto as ferrovias são deixadas para trás.

Dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) apontam que o Brasil possui 29.320 km de ferrovia. Segundo Vicente, cerca de 15 mil km desse total apresentado pela ANTF estão sucateados.

Com o entroncamento ferroviário, essa logística do transporte muda. O Projeto de Lei (PLS) 261/2018, que tramita no Senado Federal, trata do marco regulatório para a concessão de ferrovias. A aprovação desse PLS é fundamental para que seja lançada a extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) de Rondonópolis a Cuiabá, chegando a Lucas do Rio Verde.

Nesse aspecto, o movimento com todas as entidades que fazem parte, deve atuar na cobrança pela aprovação do PLS. “Isso é muito importante para acelerar a construção de ferrovias no país. O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que assim que aprovado o PLS, que está pronto para ser votado no Senado Federal, logo ele lança a construção da ferrovia”, destacou o coordenador.

O lançamento do movimento também foi marcado pela assinatura da Carta de Rio Verde, um documento que será encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao ministro Tarcísio de Freitas. 

O prefeito Miguel Vaz elogiou a iniciativa de Vuolo e essa primeira ação concreta do movimento. “É importante que a sociedade, a sociedade civil organizada, as entidades aqui presentes, fortaleçam esse movimento, fazendo com que os investimentos aconteçam aqui nessa região.”

O lançamento do movimento foi transmitido pela internet e está disponível no youtube: https://youtu.be/r36hNZju5R4.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico