08/05/2024 03:48:09

Durante reunião, Governador reforça compromisso com a ferrovia para Lucas do Rio Verde

Encontro ocorreu durante a visita de Mauro Mendes e comitiva estadual ao município
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
07/08/2021 07:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Logo após a inauguração do novo prédio da Escola Militar, na manhã desta sexta-feira (06), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa) e Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires participaram de uma reunião com o Governador do Estado, Mauro Mendes.

Ari Lafin, prefeito de Sorriso e presidente do Cidesa, foi quem iniciou o encontro, a convite de Miguel Vaz, falando sobre as demandas em comum dos 14 municípios que compõem o consórcio. Ele destacou que as cidades demandam de mais infraestrutura por parte do Estado, diante da potência econômica que é a região.

Rodrigo Frantz, prefeito de Santa Carmem e presidente do Consórcio de Saúde, destacou a importância do alinhamento entre os poderes para a aquisição de medicamentos.

Os demais prefeitos também tiveram a oportunidade de trazer as demandas específicas de cada município.

Após ouvir todos os pedidos, Mauro Mendes falou sobre as ações do Estado em relação aos temas abordados. O governador lembrou da abertura do edital de chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual. O modal sairá de Rondonópolis, com terminais em Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. “Já temos uma empresa interessada que se apresentou ao Governo. Nós temos que cumprir esse prazo previsto no edital de 45 dias. Caso apareça mais um interessado, haverá tempo hábil para resolver qual a melhor proposta que atenda ao interesse público”, destacou Mendes.

O governador garantiu uma nova visita na região assim que assinar o contrato com a empresa responsável pela execução da ferrovia. “Se houver apenas uma interessada, em cerca de duas semanas no máximo, nós teremos condições de fazer assinatura de contrato. Então, se Deus quiser, até o final de setembro nós estaremos novamente aqui, nessa região de Lucas do Rio Verde, fazendo aí um ato e comemorando esse passo importante que o Governo dará, fazendo com que a ferrovia chegue aqui, no coração do estado”.

Miguel Vaz se mostrou ainda mais confiante após as declarações do governador. “Para nós é muito importante a chegada da ferrovia. Isso representa empregos, representa mais investimentos, oportunidades para as pessoas e competitividade para os negócios aqui da região”, disse o prefeito.

São integrantes do Cidesa os municípios de Lucas do Rio Verde, Cláudia, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Fazem parte do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires os municípios de Lucas do Rio Verde, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Além de Mauro Mendes, Miguel Vaz e prefeitos dos consórcios, o evento foi acompanhado pelo vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, pelo diretor executivo de Governo, Aluízio Bassani, presidente da Câmara Municipal, Daltro Figur, deputados estaduais Xuxu Dal Molin e Gilberto Cattani, e equipe do Governo do Estado de Mato Grosso.

Ferrovia estadual
A obra será iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões e a vencedora terá prazo de 45 anos para operar.

07/05/2024 18:24

Cadastros na UPC devem ser atualizados até o final do mês de maio

Tutores que não atualizarem o número de telefone perderão a vez na fila de castração dos cães e gatos

07/05/2024 16:45