19/05/2024 19:19:11

Mauro Mendes assina contrato para construção de ferrovia nesta segunda-feira em Lucas do Rio Verde

Ato solene terá a presença de autoridades estaduais e municipais
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
16/09/2021 16:35

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

O contrato com a empresa apta para construir e atuar na extensão da Ferronorte, homologado pelo Governo do Estado na última semana, será assinado na segunda-feira (20) em Lucas do Rio Verde, com a presença do governador Mauro Mendes.

A solenidade será às 18h, aberta ao público, no Parque de Exposições Roberto Munaretto (pavilhão da Expolucas). Mais cedo, além de Lucas do Rio Verde, o governo vai realizar o mesmo ato em Cuiabá e Nova Mutum, cidades que também receberão terminais da ferrovia.

Sendo considerada a primeira ferrovia estadual do país, a modalidade escolhida pelo Governo de Mato Grosso foi elogiada pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. “Essa é uma atitude corajosa do governador do Estado, Mauro Mendes, de trazer para si a responsabilidade de autorização do projeto dessa importante ferrovia”.

Segundo o projeto, a ferrovia terá 730 quilômetros de extensão e com investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação. A fiscalização para execução da linha férrea ficará por conta da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager).

O cronograma da Rumo Logística S/A aponta que o primeiro trecho, de Rondonópolis até Cuiabá, deve entrar em operação em 2025. Já o segundo trecho, de Cuiabá até Lucas do Rio Verde, passando por Nova Mutum, deve entrar em operação em 2028.

Uma vez implantada, a Rumo fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no estado.

A assinatura do contrato autoriza a empresa a iniciar a construção da linha férrea que vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

A solenidade de assinatura, em todos os três municípios, será transmitida pelas redes sociais do Governo de Mato Grosso.

Entroncamento Ferroviário
A Ferronorte deve ser a primeira ferrovia a chegar ao município luverdense, iniciando assim o entroncamento ferroviário.

Outra grande ferrovia que deve chegar a Lucas é a Fico. Ela é parte fundamental do plano de expansão da malha ferroviária do Governo Federal para reequilíbrio da matriz de transporte e redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior. Em um primeiro momento, a ferrovia terá 383 quilômetros de extensão, entre Mara Rosa (GO), a partir da ligação com a Ferrovia Norte Sul (FNS), até Água Boa (MT). Esse trecho deve ter autorização para início de construção nesta sexta-feira (17). A VLI logística, que já atua no setor ferroviário, entregou ao Ministério da Infraestrutura uma carta pedindo autorização para atuar em um segundo trecho da Fico, de Água Boa a Lucas do Rio Verde.

Por fim, a Ferrogrão é mais uma ferrovia que deve integrar o entrocamento. O projeto em discussão liga Sinop ao porto de Miritituba. A ferrovia deve se expandir, no segundo momento, passando por Sorriso e chegando a Lucas do Rio Verde. Segundo o Governo Federal, a capacidade de transporte por esse modal será de 42 milhões de toneladas inicialmente em 933 km de extensão. A ferrovia terá alta condição de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte, papel esse que, hoje, é desempenhado pela rodovia BR-163.

Fotos:

19/05/2024 12:36

Corrida de Outono é realizada em Lucas do Rio Verde

Lista dos colocados está anexada na matéria

18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19