08/04/2026 14:02:07
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9596/

Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo

Situação compromete logística de trabalho do caminhão que realiza a rota
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
02/12/2021 09:30

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O alerta sobre o descarte correto de materiais nos contentores da coleta seletiva de Lucas do Rio Verde é feito rotineiramente pelo Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – e pela Prefeitura, mas, ainda assim, as lixeiras foram novamente encontradas com entulhos de construção. 

Desta vez, o contentor azul, que seria para receber o lixo reciclável, foi carregado com pedaços de concreto (veja a foto acima). O endereço onde as equipes da coleta encontraram o bem público nestas condições foi na Avenida Goiás, na região central da cidade. 

O Saae alerta sobre o mal uso das lixeiras e informa que a população pode denunciar ações como essa pelos telefones (65) 3549-7700 ou (65) 99339-1836. 

Entenda como é feito o descarte do lixo na cidade 

O lixo comum residencial, sendo este o orgânico e o reciclável, é coletado diariamente pelos caminhões da coleta seletiva. Para cada dia da semana o caminhão passa nos bairros e faz a recolha do lixo de um tipo de contentor, o laranja (lixo orgânico) ou azul (reciclado). 

Todos os caminhões, independente do dia da semana, têm um destino final: o Ecoponto. Nesse local, todo o lixo residencial da cidade é separado. Lá dentro, o material úmido é levado para uma rampa de transbordo, despejado em uma caçamba para seguir ao aterro. 

Os materiais do contentor azul são levados para o galpão do Ecoponto, onde passam por separação pelos cooperados da associação atuante. Nesta etapa, eles deixam de ser apenas lixo e se tornam dinheiro para os trabalhadores.

Ou seja, quando materiais – como restos de construção – são jogados indevidamente, toda a logística de trabalho daquele caminhão que realiza a rota é afetada

“Quando isso acontece, a coleta não é feita porque pode quebrar o contêiner, além do que não podemos misturar esse tipo de material. Isso é entulho e o Saae não recolhe esse material”, explica o coordenador de resíduos do Ecoponto, Jailton Marques. 

Descarte correto de outros materiais

Para que a população consiga descartar outros materiais, além do lixo comum domiciliar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conta com o cronograma de Limpeza Urbana, que contempla todos os bairros da cidade, em dias da semana diferentes.

As equipes recolhem nesta ação massa verde em pequena quantidade, corte de grama armazenado em sacos e móveis velhos. A secretaria orienta que os moradores devem se atentar às datas do cronograma, pois o caminhão passa em pontos distintos de cada bairro uma vez na semana.

Galhos e podas de árvores, materiais restritos, como pneus, restos de construção e entulhos são de responsabilidade do morador, que deve dar a destinação final adequada, na Central Verde, localizada no quilômetro 7 da rodovia MT-449, aos fundos da Fundação Rio Verde.
Além do cronograma de limpeza urbana realizado durante todo o ano, a prefeitura promove também o mutirão, atuando nos bairros da cidade, com cronograma específico para coleta de materiais. 

ATENÇÃO: Materiais de grande volume, como demolição, grandes obras e podas e cortes grandes não fazem parte do mutirão e nem do cronograma, sendo de responsabilidade do morador dar a destinação final a estes resíduos. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3549-8354 / 3549-7189 / 3549-7186 / 3549-7185 / 3549-7177.

Novos contentores

Contentores diferentes dos modelos já conhecidos pelos luverdenses ganharam as ruas da cidade na última semana. O Saae fez a troca de algumas das lixeiras, principalmente as que sofreram algum tipo de vandalismo, situação de alerta em relação ao uso dos contentores. De acordo com o Saae, foram adquiridos 370 novas unidades para o município.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA E OBRAS SAAE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município