19/04/2024 22:13:55

Novas medidas para enfrentamento da pandemia são anunciadas pela gestão municipal

Serviços da Saúde Pública em Lucas do Rio Verde foram alterados
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/01/2022 12:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Diante do crescente aumento dos casos de Covid e síndromes gripais em Lucas do Rio Verde – cenário também do restante do país, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu adotar, de forma emergencial, novas medidas em relação aos atendimentos ofertados à população. Por conta da alta nesses casos, o quadro de servidores públicos da saúde também foi afetado e os serviços precisaram ser alterados.

As mudanças foram comunicadas em coletiva de imprensa, no gabinete, na manhã desta quarta-feira (26), com a presença do prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Marcio Pandolfi e a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.

“Nós não queremos aplicar nenhuma medida restritiva nesse momento, até porque o decreto estadual vigente mantém apenas o uso de máscara e álcool. Contamos com a colaboração da sociedade para que as pessoas assumam a responsabilidade de tomar os cuidados mínimos de proteção”, pontuou o prefeito Miguel Vaz.

Atualmente, cerca de 40 profissionais da Saúde, dos PSFs e PAM, estão afastados com Covid. Com o afastamento destes profissionais, que precisam cumprir o prazo de isolamento, em algumas unidades o atendimento pode acabar sendo mais lento. Por este motivo, as seguintes medidas foram adotadas:

Atendimento nos PSFs
A partir desta quarta-feira (26), os atendimentos nas unidades básicas de saúde (PSFs) serão realizados de forma diferente, que passam a atender casos específicos em cada período para otimizar e agilizar os processos.

Manhã – 7h às 11h:
- Atendimento de demandas gerais – não relacionadas à Covid-19 e/ou síndromes gripais, com prioridade para gestantes, hipertensos e diabéticos em ajuste medicamentoso, urgências e puericultura (priorizando primeira consulta).
- Abertura das salas de vacina, conforme escala, respeitando as unidades com vacinas Covid e outras vacinas de rotina.
- Curativos e procedimentos.
- Atendimento odontológico – urgências clínicas, gestantes e puericultura e teste da linguinha.

Tarde – 13h às 17h:
- Testagem para Covid-19
- Atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, sejam Covid ou não – serão encaminhados ao PAM somente os pacientes com agravamento do quadro clínico.
- Atendimento odontológico – urgências em pacientes sintomáticos respiratórios.
- Urgências e emergências – atendimento inicial com posterior encaminhamento ao PAM ou HSL.

*Apenas o PSF XVI Bieger Cidade Nova não terá atendimento ao público, pois encontra-se fechado para os trabalhos da equipe do TeleLucas. A população desta unidade deve ser atendida nos PSFs I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra no PSF VII, no Primaveras.

Segundo a secretária de Saúde, os casos gripais identificados no município são considerados brandos, porém o isolamento para quem contrair alguma cepa ou gripe deve ser mantido.

“No período da manhã as unidades estarão com atendimento das demais demandas, com salas de vacinas abertas, mas não farão nenhum tipo de testagem de manhã. No período da tarde serão feitas as testagens e atendimentos ao paciente com Covid. O PAM continua sendo referência, mas somente para os casos que não conseguirem atendimento no PSF”, explicou dra. Fernanda.

TeleLucas
Para auxiliar com as demandas, o TeleLucas – teleatendimento médico via WhatsApp – está atendendo casos com sintomas respiratórios. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, pelos números (WhatsApp): (65) 99246-2824 e (65) 99236-8222.

“Estamos reforçando os exames de laboratório e os medicamentos. Temos conseguido manter todo esse suporte necessário aos pacientes. Em nível técnico, isso é muito importante, pois, além de atender, precisamos fornecer as formas de tratamento. Estamos contando com o apoio dos nossos profissionais da atenção primária, que estão fazendo a diferença em nossos atendimentos”, destacou a médica.

Fiscalização
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito também adotou medidas, em conjunto com as demais forças de segurança, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, para auxiliar nas fiscalizações no município.

O foco das ações será o cumprimento das medidas mais básicas de prevenção, como uso de máscara corretamente, distanciamento social e higienização de mãos e ambientes em locais com maior circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

SAÚDE GABINETE

Fotos:

19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social

19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril

19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”