25/04/2026 06:36:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3629/

“A educação integral não se resume a aula duplicada, não é fazer mais do mesmo”, afirma Maria do Pilar Lacerda

O assunto foi discutido na tarde de hoje (31), pelos profissionais da educação, durante a palestra com diretora da Fundação SM.
Por Ascom/Marcello Paulino
31/01/2014 18:49

(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

A educação em tempo integral ou ensino integral, haja vista que há uma grande diferença entre os conceitos, é um dos principais temas de discussão entre pais, gestores, educadores e pesquisadores da área.

 

O assunto ganhou novo fôlego na tarde de hoje (31), durante a palestra com a diretora da Fundação SM, educadora Maria do Pilar Lacerda. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde com o objetivo de promover o debate e a reflexão entre os profissionais sobre que tipo de ensino o poder público e a classe buscam.

 

Segundo a educadora, quando se fala em educação integral, os locais e formas de ensino se ampliam e não se fala simplesmente em manter o aluno oito horas por dia em uma sala de aula. “A educação integral não se resume a aula duplicada, não é fazer mais do mesmo.”

 

Apesar dos desafios, em 2013, a prefeitura implantou a primeira unidade com ensino integral. O projeto piloto foi desenvolvido na Escola Municipal Érico Veríssimo, que atende aproximadamente 280 alunos.

 

Este ano, outras quatro instituições, uma na área urbana e outras três, na zona rural, irão oferecer o ensino, totalizando aproximadamente 1.500 alunos.

 

Para a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o grande desafio está em desenvolver um sistema de ensino de qualidade, mas que ao mesmo seja moderno e atrativo aos estudantes.

 

Dentro do Programa Ser Integral, os alunos estudam num período e no outro, voltam a escola ou são transportadas para o Parque Cultural onde desenvolvem atividades complementares, como as oficinas de matemática, produção textual, artesanato, música, dança, esportes e recreação.

 

Gestora da unidade Érico Veríssimo, a professora Hosana Caetano ressaltou que o primeiro ano do programa foi de aprendizagem e grandes conquistas. “O empenho dos  professores, o envolvimento dos alunos nas oficinas e o apoio dos pais mostraram que que o modelo de educação construído está no caminho certo.”

 

Comprometido com uma educação pública de qualidade, o prefeito Otaviano Pivetta ressaltou que não existe outra maneira de construir uma sociedade mais justa, sem investir na educação. “Precisamos integrar ações e garantir mais do que educação básica, oferecer saúde, esporte, cultura e lazer dentro de uma mesma proposta. Só assim, conseguiremos formar verdadeiros cidadãos.”

 

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município