18/08/2026 02:57:04
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7685/

Adolescentes aprendem sobre socialização e prevenção do ato infracional em projeto do Creas

Durante os encontros, os jovens participarão de palestras e rodas de conversa com psicólogo
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
22/10/2019 07:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz)


Ajustar tamanho da fonte:

Cerca de 40 adolescentes estão participando do projeto “Prevenir para não punir”, desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O objetivo é promover palestras e rodas de conversas sobre socialização e prevenção do ato infracional.

Os estudantes, menores de 18 anos, fazem parte do Programa Jovem Aprendiz, realizado pelo Instituto Padre João Peter. Os encontros são realizados uma vez por semana na sede da instituição, divididos em duas turmas.

O projeto é desenvolvido pelo psicólogo Liancarlo Araújo e nasceu como uma extensão do trabalho realizado pelo serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, no Creas. Entre os assuntos a serem levados ao debate estão o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atos infracionais, medidas socioeducativas, entre outros.

“O grande foco desse trabalho é a prevenção, com relação a ato infracional, processo de responsabilização, cumprimento de medidas socioeducativas e tudo que envolve esse cenário de ato infracional. Quando falamos de adolescentes, nós falamos de vários fatores que são importantes, como família, escola, amigos, trabalho, como iniciação profissional, tudo que tem a ver com isso, e nosso trabalho é fomentar e compartilhar a experiência com Medida Socioeducativa em meio aberto”, explica Liancarlo.

O estudante Renan Vieira, de 15 anos, já trabalha como auxiliar administrativo em uma farmácia e está participando do projeto. “Aqui nós aprendemos coisas novas, sobre segurança no trabalho, sobre direitos e deveres do cidadão, e isso faz muita diferença na minha vida, na escola, família e no trabalho também”, comentou.

Jane Nicole dos Santos, de 17 anos, estudante do 1ª ano, também trabalha como auxiliar administrativo e destacou a importância de participar de ações como esta. “O curso é o momento que a gente pode errar porque aqui a gente vai aprender bastante e trocar experiências para quando acabar esse tempo a gente já vai saber e entender o que fazer, além de ter mais confiança. Quero continuar estudando e fazer faculdade nessa área administrativa porque eu gosto muito do meu serviço”, disse a jovem.

Neste primeiro encontro, foram abordados os aspectos do cotidiano infracional, pontos específicos do ECA sobre direitos básicos e ainda responsabilização. Nos próximos encontros serão discutidas ainda medidas socioeducativas, impacto social, comunitário, familiar e individual do ato infracional na vida do adolescente.

“A proposta é mostrar a problemática e impacto social gerado quando o jovem escolhe cometer o ato infracional. Não dá para dizer que existe um único fator que leve o adolescente a cometer um ato infracional, mas o trio – família, educação e trabalho – é fundamental na prevenção”, pontuou o psicólogo.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle