06/11/2026 01:00:25
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5772/

Agricultor familiar de Lucas do Rio Verde inaugura abatedouro de frango caipira

Este é o primeiro abatedouro de frango caipira no município e atende todas as normas e exigências legais
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
07/07/2017 17:25

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Para poder vender o que produz, o agricultor familiar e produtor de frango caipira, Anselmo Perin construiu um abatedouro de pequeno porte na chácara da família, que fica na Comunidade 30 de Novembro, em Lucas do Rio Verde. Este é o primeiro abatedouro de frango caipira direcionado à agricultura familiar no município.

O produtor financiou a obra e os equipamentos através de um projeto de agroindústria do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e contou com apoio técnico da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Para a família Perin, o abatedouro é um sonho que está sendo realizado. “Agora é possível vender os produtos para todos de Lucas do Rio Verde. E eu já quero avisar a todos que nossos produtos estão nos principais mercados da cidade e com muita qualidade”, informou Anselmo.

Os produtos da família Perin já conquistaram o SIM – Selo de Inspeção Municipal – e podem ser comercializados em mercados da cidade e também na Feira do Produtor. Além disso, com a certificação em dia, o produtor poderá participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para fornecer os produtos para a merenda escolar.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcio Albieri destaca que a construção e o processo de abate atendem todas as exigências legais. “É uma grande conquista. Agora esses produtos poderão chegar à mesa das famílias luverdenses com a qualidade que todos merecem e com certificação. Isso serve de incentivo a mais produtores para que se atentem que as leis mudaram e que devem se organizar conforme a legislação para melhorar a produção”, enfatizou.

Na manhã desta sexta-feira (07), o produtor Anselmo Perin e a esposa Marisa entregaram ao prefeito Luiz Binotti um frango caipira já produzido no novo abatedouro, com todas as especificações na embalagem e dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária. O gerente do Banco do Brasil, Luiz Claudio Carbonera, também participou do encontro.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes