05/11/2026 20:30:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7123/

Água suja jogada na rua é ilegal e representa perigo à saúde dos luverdenses

Dependendo da gravidade da infração, as multas podem chegar a 2.000 UFLs, ou seja, até R$ 26 mil
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
02/04/2019 08:26

(Foto: Vigilância Sanitária)


Ajustar tamanho da fonte:

Considerando que cuidar da saúde é cuidar daquilo que todos temos de mais precioso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, emite um alerta sobre a água servida jogada nas ruas.

Para quem não sabe, água servida trata-se de toda a água proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, aquela que resulta do uso dos lavatórios, tanques, banheiras, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. Ou seja: água suja.

O descarte dessa água nas ruas é ilegal e representa muitos perigos para a saúde e prejuízos para os cofres públicos. Ao jogar água nas ruas, formam-se poças, que possivelmente vão se transformar em foco de proliferação para várias doenças, entre elas, febre amarela, dengue, diarreia, cólera.

Além disso, a água proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial danifica as vias, uma vez que os componentes químicos que existem na água que sobra da lavagem de roupas e quintais provocam estragos consideráveis no material asfáltico, fazendo com que ele se desintegre e tenha a sua vida útil reduzida.

Tendo em vista o grande número de reclamações e denúncias recebidas pela Vigilância Sanitária referente ao descarte irregular de água servida em Lucas do Rio Verde e visto que em alguns casos não se consegue resolução mesmo com as penalidades aplicadas, a Vigilância Sanitária, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, realizará o fechamento permanente dos locais em que são despejadas essas águas diretamente em via pública.

O Código de Vigilância Sanitária do Município de Lucas do Rio Verde (Lei Municipal Complementar nº 119, de 21 de dezembro de 2012) trata o assunto e dispõe sobre as penalidades para quem cometer essas ações. Dependendo da gravidade da infração e levando em conta a complexidade de cada caso, as multas podem chegar a 2.000 UFLs, ou seja, até R$ 26 mil. Nos casos de reincidências, os valores das multas poderão ser aplicados em dobro ou até em triplo.

Desta forma, solicitamos aos munícipes que realizam esta prática que se regularizem a fim de evitar eventuais transtornos e punições. E qualquer pessoa, ao presenciar essa situação, pode denunciar na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita), lembrando que as denúncias também podem ser feitas de forma anônima.

Acesse o Código de Vigilância Sanitária do Município de Lucas do Rio Verde – Lei Municipal Complementar nº 119, de 21 de dezembro de 2012: http://leismunicipa.is/ukbqh

Valor da Unidade Fiscal de Lucas do Rio Verde (UFL) 2019: http://leismunicipa.is/owisp

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes