17/08/2026 10:40:45
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6674/

Alunos da Creche Menino Jesus visitam instituição financeira

A ação faz parte do projeto de Educação Financeira desenvolvido na escola
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
19/09/2018 10:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

Cerca de 30 alunos da Creche Menino Jesus visitaram, na manhã desta quarta-feira (19), a agência centro do Banco Cooperativo Sicredi. A ação faz parte do projeto de Educação Financeira realizado na escola.

O projeto, desenvolvido pela professora Ana Lucia de Souza, tem como objetivo ensinar as crianças desde pequenininhas a poupar, não só dinheiro, mas na vida como um todo.

“É uma proposta desafiadora esse projeto de educação financeira, mas muito necessário mostrar isso para as crianças. É ensinar a poupar, não só o dinheiro, mas a energia, organizar as tarefas, organizar o tempo, e outros setores. Lembro sempre do ditado da minha mãe que é do pequeno que se fazem os grandes, por isso é tão importante ensinar aos alunos esses valores. Muitas vezes, as crianças são muito imediatistas e querem tudo naquela hora, e o que nós queremos passar é também uma questão de compreensão, de paciência, de poupar para poder ter, é também economizar pelo meio ambiente, fechar a torneira, desligar as luzes, e tantas outras coisas que eles podem fazer”, explicou Ana Lucia.

Os alunos, acompanhados de professores e monitores, visitaram a agência e receberam explicações de como se dá o funcionamento do sistema financeiro do banco e orientações sobre como economizar. Eles participaram ainda de um processo de depósito em poupança na máquina catamoeda. Os colaboradores do Sicredi Elaine Prezotto e Thiago dos Santos Corrêa acompanharam a comitiva.

“Não só hoje, mas em outros momentos que tivemos com os pais dos alunos na escola, nós mostramos a importância da educação financeira e em como a vida deles, pais e filhos, pode ser diferente sobre ganhar, guardar e gastar o dinheiro. O Sicredi é uma instituição da comunidade e que está sempre tentando ao máximo se envolver nas ações. E os pequenos são o nosso futuro, tenho certeza que essa vivência de hoje eles vão levar pra vida toda”, comentou Elaine.

Durante o passeio, as crianças também tiveram um momento para o lanche e ao final receberam cofrinhos para poupar e uma lembrança. Os alunos ficaram entusiasmados.

“A gente pensa que criança e poupança são coisas distantes, mas é possível ir trabalhando aos poucos e de forma lúdica para que eles aprendam e que tenha significado pra vida deles. E ainda é importante que tudo isso seja trabalhado com os pais, como nós já fizemos num primeiro momento na escola, até porque as crianças também aprendem com o exemplo”, destacou a professora Ana Lucia.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle


13/08/2026 09:05

Em congresso de referência na América Latina, Lucas do Rio Verde apresenta case de Inovação Aberta no Setor Público

Metodologia exposta no evento é fruto da articulação do projeto Centro de Inovação em Smart Cities, realizado pelo SENAI-MT em parceria com a Prefeitura, com execução metodológica da Fundação CERTI


12/08/2026 17:13

Prefeitura firma parceria com o Grupo GEMTE para fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde

Iniciativa busca fortalecer gestão estratégica da Secretaria e a consolidação de um ensino mais eficiente, inclusivo e de qualidade


12/08/2026 16:15

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

Curso começa no dia 21 de agosto e integra a programação do Agosto Lilás


12/08/2026 09:56

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Veneza nesta quinta-feira (13)

O objetivo da ação é o recolhimento de entulhos, que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti