14/05/2024 14:22:45

Ampliação do Hospital São Lucas é tema de reunião entre Executivo e Legislativo

Depois de aprovado repasse de recursos da prefeitura à Fundação Luverdense de Saúde, a obra poderá ser iniciada nas próximas semanas
Por Ascom/Carolina Matter
05/04/2014 10:00

(Foto: Ascom/Carolina Matter)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, e o vice, Miguel Vaz, se reuniram na manhã deste sábado (05) com os vereadores para debater sobre a ampliação do Hospital São Lucas.

O objetivo é esclarecer possíveis dúvidas e explicar os processos para construção, uma vez que a prefeitura encaminhou ao Legislativo projeto de lei que trata da destinação de recursos para a Fundação Luverdense de Saúde para dar início às obras. Também participaram do encontro diretoria e membros do conselho da fundação.

O projeto básico foi apresentado pela arquiteta Denise Zottis Boscoli, que estuda a ampliação do HSL desde o ano passado. Atualmente o hospital conta com pouco mais de 2.500 m² de área construída e deve receber uma ampliação de cerca de 3.300 m², sendo um novo prédio que contará com 1.815 m² no térreo e 1.486 m² no andar superior.

O projeto do Hospital São Lucas contempla o aumento no número de leitos, que passará de 79 para 102 podendo ainda ser ampliado para mais 23 posteriormente, 10 leitos de UTI adulto e 10 pediátrico/neonatal, quatro novas salas cirúrgicas com área de apoio integrada, 10 consultórios médicos, lavanderia, farmácia, refeitório, centro de imagem com condições de atender exames como tomografia, Raio X, mamografia, e ainda a reforma da atual estrutura.

Denise também explicou que já foi estudado o melhor método construtivo para o HSL e feito levantamento de custos. O projeto e orçamentos foram entregues à Fundação Luverdense de Saúde, que irá gerenciar a obra.

O prefeito Otaviano Pivetta explicou que o início da construção poderá realizado com o recurso destinado pelo Poder Executivo, mas que o restante do projeto necessitará de outros investimentos. A proposta é para que a fundação realize uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar na construção, aos moldes do que já foi feito anteriormente com o Hospital São Lucas e também em outras obras de Lucas do Rio Verde.

“Os grandes bons hospitais do Brasil são geridos por fundação. Não tem instituição, seja ela pública ou não, que sobreviva sozinha. Por isso contamos com o empenho de todos. Os que puderem ajudar financeiramente, ótimo. Os que não puderem, que colaborem então louvando a iniciativa. Contamos com o esforço constante da sociedade de bem para manter essa chama acesa e fazer sempre o melhor”, destacou Otaviano.

Além do projeto de ampliação do Hospital São Lucas, foram tratados na reunião assuntos relacionados à gestão da unidade de saúde, investimentos e atual situação financeira, orçamentos e contratos.

14/05/2024 14:07

Transparência: Prefeitura apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 no dia 28

Audiência acontecerá na Câmara Municipal e será transmitida pelo Youtube

14/05/2024 11:21