24/04/2026 10:51:17
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4126/
(Foto: Ascom/Willian Barbosa)
O Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel realizou na noite de ontem (08) uma palestra com o coordenador do curso de Educação Física da Faculdade La Salle, Moacir Juliani. A ação faz parte do projeto Movimentando o Corpo para Crescer Saudável realizado em parceria com o Programa A União Faz a Vida e a Secretaria de Educação.
O projeto é realizado com 24 crianças da turma do Infantil V ‘D’, comandada pela professora Elizabete dos Santos Torres. A iniciativa surgiu com o objetivo de estimular e alertar os alunos e familiares sobre a importância da atividade física.
De acordo com a professora Elizabete, o projeto iniciou após constatação de que os alunos não tinham muito ânimo para brincar e fazer atividades físicas. “Antigamente a gente saia, brincava na rua, subia em árvore, hoje as crianças ficam mais no computador e na TV. A tecnologia ajuda por um lado e por outro atrapalha o desenvolvimento que as atividades físicas promovem”, pontuou.
O projeto começou em maio e a primeira ação foi a visita de dois professores de educação física que explanaram sobre a importância da atividade física e da alimentação correta. “Quando percebi o desanimo para atividades físicas comecei a trabalhar com eles este tema e começaram a desenvolver, ter curiosidade e querer ir à praça fazer uma atividade física junto com o Programa Vida Nova”, destacou.
Dentro das ações do Movimentando o Corpo para Crescer Saudável foram confeccionados brinquedos com materiais recicláveis com temática Copa do Mundo, pé de lata, vai e vem, peteca e bolinhas com jornal para futebol.
A professora também ressaltou que outro assunto muito trabalhado foi a alimentação. “Antes havia uma rejeição com as verduras e frutas do lanche, agora eles não ficam sem salada e fruta porque sabem que não adianta só fazer atividade física sem cuidar da alimentação para ter uma vida saudável”, salientou.
A palestra do coordenador do curso de Educação Física da Faculdade La Salle, Moacir Juliani, abordou a importância do brincar para criança que gera o desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento motor, social, afetivo, emocional, psicológico, ético e outros. “É importante que a criança brinque. Ela precisa brincar para que o desenvolvimento da aprendizagem ocorra”, finalizou Juliani.