02/05/2024 13:45:02

Appa garante em assembleia apoio de quase 100% dos produtores de proteína animal

A associação tem como objetivo garantir o suporte técnico, financeiro e jurídico necessário para tornar a produção mais eficiente e buscar melhores resultados dentro do sistema de produção.
Por Ascom/Marcello Paulino
25/11/2013 14:12

(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)

hamid.soltani

O resultado do evento de lançamento da Associação dos Produtores de Proteína Animal (Appa), realizado na última sexta-feira (22), no auditório do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, revelou o descontentamento dos produtores com o sistema de produção e a necessidade de organização por parte do setor.

Antes da apresentação dos objetivos da nova entidade, o número total de associados não chegava a 50%. Ao final da assembleia, o percentual alcançou quase 100% dos mais de 60 produtores de suínos, aves e ovos de Lucas do Rio Verde e região, presentes no evento.

Segundo o assessor técnico da associação, Pablo Artifon, a previsão é alcançar 100% dos produtores nas próximas semanas, para que a instituição tenha força representativa e possa buscar melhores condições de trabalho e rentabilidade para o setor.

“Quando as negociações são realizadas individualmente, alguns conseguem benefícios, mas a maioria não. O que nós propomos é representar os interesses do setor e buscar melhorias para todos.”

Criada em maio deste ano, a Appa tem como objetivo garantir suporte técnico, financeiro e jurídico nas áreas ambiental, trabalhista, tributária e financeira, tornar a produção mais eficiente e buscar melhores resultados.

Uma das principais negociações já agendadas para janeiro de 2014 é a revisão dos contratos de integração com a BRF. De acordo com o presidente da associação e também produtor, Carlos Capeletti, sem o aumento da participação financeira das indústrias no custo de produção, muitos projetos podem se tornar inviáveis.

“A base da associação é se unir, contratar profissionais capazes de coletar e entender as informações e discutir de igual pra igual com as agroindústrias. A gente não tem como discutir com as empresas, sem dados e sem o entendimento necessário. A gente só sabe produzir.”

Principal região produtora de proteína animal de Mato Grosso, o médio norte reúne 35 grandes empresários, responsáveis por aproximadamente 22 milhões de frangos, 700 mil matrizes produtoras de ovos e 700 mil suínos.

Apesar das dificuldades, produtores e entidades ligadas ao setor veem como promissor o mercado, principalmente devido a oferta de matéria-prima, aumento da demanda mundial e pelas mudanças trazidas pelo Projeto de Lei 330/2011, que tramita no Congresso Nacional.

“A nossa expectativa é que a nova lei possa estabelecer de forma clara os direitos e os deveres dos integrados e das indústrias, garantindo mais equilíbrio e transparência nas relações”, ressaltou Capeletti.

O lançamento da Appa também contou com a participação do presidente da Associação dos Integrados da Perdigão de Nova Mutum (Aipe), Waldemar Grando. Segundo ele, a instituição possui aproximadamente sete anos de trabalho e representa cerca de 80% dos 136 produtores do município. “A intenção é integrar a nova entidade e discutir medidas em conjunto, medidas que venham melhorar as condições de trabalho dos produtores e garantir a rentabilidade do setor.”

Serviço: A Appa atenderá no Sindicato Rural a partir de 1º de dezembro. Outras informações pelo telefone 65 3549 0659.

02/05/2024 10:19

Saúde libera vacina da gripe para população em geral acima de 06 meses de idade a partir desta quinta-feira (02)

Nos dias 04 e 05 de maio, as UBSs Rio Verde e Tessele Junior funcionarão das 13h às 18h, com sala de vacina

02/05/2024 08:47