24/04/2024 02:38:27

APRESENTAÇÃO DO PLANO DA BR-163 SUSTENTÁVEL E SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA ENCERROU ONTEM

Também estiveram presentes nos dois dias o prefeito de Sorriso e presidente do CIDESA, Chicão Bedin, entre outros prefeitos da região que fazem parte do consórcio.
Por Ascom
16/09/2009 11:28

(Foto: )

hamid.soltani

Acabou ontem, 15, o seminário sobre Infraestrutura e Logística realizado pelo Governo Federal em Lucas do Rio Verde. Foi uma grande oportunidade para a população conhecer todos os projetos propostos para a região norte de Mato Grosso e ocasião para que os representantes dos municípios debatessem com a União opções viáveis sobre a construção de estradas vicinais e a recuperação de áreas degradadas na região médio norte.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Aquáticos, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero e da Agência Nacional de Água - Ana.

Para o prefeito Marino Franz, o evento foi de vital importância não só para o Estado, mas para toda a região Centro-Oeste. “Conseguimos firmar a concretização da BR 163 até o final de 2012 além de outras obras como a instalação de novas hidrelétricas nos rios Tapajós e Telespires. Este encontro também foi importante para que o Governo Federal fizesse uma prestação de contas a sociedade sobre tudo o que se refere à infraestrutura da região”, concluiu o prefeito.

A rodovia é um dos mais importantes canais de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste e do Norte do país. O trecho da BR-163 entre Cuiabá e Santarém (PA) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais e diversidade étnica/cultural.

Já, no dia 14, aconteceu a 4ª Reunião do Fórum do Plano BR-163 Sustentável no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Representantes de diferentes setores da sociedade, Governos Federal, Estadual e Municipal, Sindicatos, Ongs, Movimentos Sociais, Igrejas e demais participaram deste que foi o quarto encontro desde a criação da entidade.

Foram debatidos sobre os encaminhamentos aprovados na reunião de Santarém: o licenciamento ambiental dos projetos de assentamento do INCRA em Belém e BNDES sobre o financiamento de projetos no âmbito do Fundo Amazônia.

Durante o evento foram discutidas sobre as ações prioritárias do Plano, regularização fundiária na porção mato-grossense do Programa Terra Legal e assentamentos do INCRA, negociação com os colegiados dos PTCs para funcionamento como instâncias locais de coordenação das subáreas do Plano e instalação da instância local de implementação do Plano Centro-Norte Mato-grossense.

23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil

23/04/2024 15:00