13/05/2024 13:16:22

Aprovado projeto de doação do prédio da Secitec para o IFMT

O projeto foi aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa na noite de ontem (01)
Por Ascom/Carolina Matter
02/04/2014 14:38

(Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (01), em segunda votação, o projeto de lei que trata da doação do prédio da Escola Técnica Profissionalizante de Lucas do Rio Verde (Secitec) para o Governo Federal. No local será implantado um campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Esta é mais uma etapa cumprida para que Lucas do Rio Verde possa ter uma sede do IFMT no município, iniciativa que faz parte do Plano de Governo da gestão do prefeito Otaviano Pivetta e do vice Miguel Vaz – 2013/2016.

“É uma importante conquista da sociedade luverdense e um compromisso assumido lá trás, de trazer o IFMT, que hoje, além dos cursos de nível médio e técnicos, também tem cursos de graduação. O Governo Federal tem em sua política educacional os institutos federais como uma ferramenta muito eficiente e esperamos que o IFMT traga para Lucas do Rio Verde todos os cursos técnicos e de graduação que precisamos para qualificar nossos jovens e trabalhadores”, comemora o prefeito Otaviano Pivetta.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso já vem atuando em Lucas do Rio Verde desde novembro do ano passado, através de uma parceria com Pronatec e a Secretaria Municipal de Educação, que cedeu salas de aula em uma escola para que pudessem ser iniciados três cursos técnicos nas áreas de Zootecnia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação.

No campus do IFMT Lucas do Rio Verde o quadro de profissionais deve contar com 60 docentes, 50 colaboradores administrativos e outros trabalhadores contratados através de concurso público federal.

Para que o instituto tome posse do prédio, o projeto aguarda agora a escrituração da área pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Depois de escriturado, o instituto poderá fazer concurso público para contratação dos profissionais para atuar em Lucas do Rio Verde, além de iniciar o projeto de reforma e ampliação do prédio.

Quanto à Escola Técnica Profissionalizante de Lucas do Rio Verde (Secitec), os cursos em andamento prosseguirão normalmente até que sejam concluídos, e paralelamente a isso, os cursos do IFMT serão implantados.

A luta do município pela implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso teve apoio de líderes partidários, deputados e vereadores, entre eles o deputado estadual Zé Domingos e do presidente do Legislativo, vereador Airton Callai.

12/05/2024 08:56

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos da deputada federal Amália Barros

11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes