29/03/2024 11:00:51

ATENÇÃO: SÁBADO COMEÇA A CAMPANHA DA VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

A raiva é uma doença infecciosa aguda que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais de “sangue quente” domésticos ou selvagens, cães, gato
Por Ascom
25/08/2009 09:44

(Foto: )

hamid.soltani

No próximo sábado, 29, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará a campanha de vacinação anti-rábica com atendimento em todos os PSFs do município, das 7h30 às 11horas e das 13 às 16h30. Todos os cães e gatos com idade acima de um mês devem ser vacinados, apenas não poderão as fêmeas gestantes.

A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

A apresentação inicial da doença no animal é semelhante à no homem: aumento da agressividade e perda do medo. O vírus inicialmente se localiza nos tecidos próximos ao ferimento podendo haver dor local ou anestesia e inchaço. Com a disseminação através do próprio nervo chega ao sistema nervoso central causando encefalite e outros danos do sistema nervoso. A disseminação para outros órgãos se faz por via sanguínea.

Surgem espasmos musculares, ansiedade extrema, convulsões, violenta raiva, impulso incontrolável de morder e bater nos outros. Os espasmos musculares da orofaringe tornam a deglutição muito dolorosa. O indivíduo desenvolve medo incontrolável até da visão dos líquidos, não há perda da consciência até a instalação do coma, a morte ocorre em 100% dos casos.

O diagnóstico da doença pelo quadro clínico é sempre tardio. As suspeitas podem ser comprovadas por biópsias de pele ou córnea, e por exames imunológicos de saliva ou sangue.

A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo. Em profissões de alto risco pode ser cogitada a vacinação preventiva humana. Após o acidente com risco de adquirir-se a raiva, vacina e anticorpos anti-raiva devem ser aplicados o mais precocemente possível sempre com orientação da autoridade sanitária local e ou do médico assistente.

Mais informações pelo telefone 3549-2068.

29/03/2024 09:00

Cultura participa de Encontro de Gestores Municipais do Estado

Evento reuniu cerca de 300 representantes do setor no Cine Teatro Cuiabá

28/03/2024 16:49