28/02/2026 02:09:18
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13671/

Caps-IJ promove tarde recreativa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No evento, momentos de interação, brincadeiras com pula-pula, piscina de bolinhas e lanche
Por Ascom Prefeitura/MP
03/04/2025 07:47

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-IJ) de Lucas do Rio Verde promoveu na tarde desta quarta-feira (02), mais uma edição do Autismo com Diversão. O evento é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A data, 02 de abril, foi criada em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce, tratamento e acolhimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a psicóloga Millena Schutz Selhorst, o Autismo com Diversão é um momento recreativo pensado 100% nas crianças, com momentos de interação, brincadeiras e, principalmente, a inclusão dos pacientes.

“É um evento pensado exclusivamente na diversão deles, com pula-pula, piscina de bolinhas, lanche, para que eles possam expressar suas vontades, porque a gente sabe, que quando estão fora daqui, eles acabam sofrendo muito preconceito”.

(Foto: )

O Autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões restritos ou repetitivos, comprometendo a interação social, a fala e o comportamento da pessoa, de acordo com o grau.

“São todos aqueles comportamentos que se repetem, causando prejuízo a pessoa ou aquela criança que possui dificuldades de interação, que não consegue manter uma conversa ou que tem dificuldade na fala”, explicou a psicóloga.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo. Somente no Brasil, são aproximadamente 2 milhões com o transtorno.

O diagnóstico precoce é essencial ao tratamento e a qualidade de vida do paciente. Em Lucas do Rio Verde, a porta de entrada para o tratamento são as unidades básicas de saúde, de acordo com o grau de autismo, os pacientes são encaminhados ao Caps.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico