15/09/2026 04:28:44
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13671/

Caps-IJ promove tarde recreativa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No evento, momentos de interação, brincadeiras com pula-pula, piscina de bolinhas e lanche
Por Ascom Prefeitura/MP
03/04/2025 07:47

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-IJ) de Lucas do Rio Verde promoveu na tarde desta quarta-feira (02), mais uma edição do Autismo com Diversão. O evento é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A data, 02 de abril, foi criada em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce, tratamento e acolhimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a psicóloga Millena Schutz Selhorst, o Autismo com Diversão é um momento recreativo pensado 100% nas crianças, com momentos de interação, brincadeiras e, principalmente, a inclusão dos pacientes.

“É um evento pensado exclusivamente na diversão deles, com pula-pula, piscina de bolinhas, lanche, para que eles possam expressar suas vontades, porque a gente sabe, que quando estão fora daqui, eles acabam sofrendo muito preconceito”.

(Foto: )

O Autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões restritos ou repetitivos, comprometendo a interação social, a fala e o comportamento da pessoa, de acordo com o grau.

“São todos aqueles comportamentos que se repetem, causando prejuízo a pessoa ou aquela criança que possui dificuldades de interação, que não consegue manter uma conversa ou que tem dificuldade na fala”, explicou a psicóloga.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo. Somente no Brasil, são aproximadamente 2 milhões com o transtorno.

O diagnóstico precoce é essencial ao tratamento e a qualidade de vida do paciente. Em Lucas do Rio Verde, a porta de entrada para o tratamento são as unidades básicas de saúde, de acordo com o grau de autismo, os pacientes são encaminhados ao Caps.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


14/09/2026 13:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em setembro e oferecem vagas em quatro áreas


14/09/2026 10:53

Badminton de Lucas do Rio Verde conquista ouro e prata na IV Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes

Atletas do Programa Viva Lucas representaram Mato Grosso em uma das maiores etapas  do circuito nacional


14/09/2026 10:17

Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026 será apresentada pela Prefeitura em 29 de setembro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h


14/09/2026 10:12

Lucas do Rio Verde realiza concurso Miss Regional da Terceira Idade

Evento contou com a participação de seis municípios


14/09/2026 10:08

Desafio Agro MTB: Prova do Sorgo reúne mais de 200 ciclistas em Lucas do Rio Verde

Etapa antecede a prova que definirá o campeão


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados