14/09/2026 07:59:06
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14820/

Churro, sanduíche e pão italiano: conheça os três pratos vencedores do 1º Circuito Gastronômico Luverdense

Projeto destacou a criatividade dos empreendedores e a valorização dos ingredientes regionais, consolidando Lucas do Rio Verde como vitrine da gastronomia regional.
Por Ascom Prefeitura/Samarone Sousa
15/05/2026 18:34

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)


Ajustar tamanho da fonte:

O 1º Circuito Gastronômico Luverdense foi encerrado oficialmente nesta quinta-feira (14), no Auditório do Paço Municipal, com a premiação dos pratos vencedores escolhidos por votação popular. O projeto, que teve início ainda em 2025 com a adesão oficial das empresas participantes, foi uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, em parceria com o Sebrae, e teve como objetivo fortalecer a identidade gastronômica do município e fomentar o turismo gastronômico impulsionando a economia local.

Entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026, foram realizadas consultorias técnicas e o desenvolvimento dos pratos exclusivos que integraram o circuito. Ao todo, 27 empresas participaram da iniciativa.Durante o período do circuito, diversas ações de promoção foram realizadas, como rota gastronômica, degustação, divulgação dos pratos e votação popular. Outro destaque da programação foi a degustação realizada durante a Feira Show Safra 2026 entre os dias 23 e 27 de março, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT). 

Na etapa final, três pratos tiveram a maior preferência do público, formando o pódio:
1º lugar: Churros de Mandioca – Churros da Maria
2º lugar: Sanduíche Defumado – Hamburgueria Pão e Carne
3º lugar: Foccacia Raízes de Lucas – Casa de Frios Cherubini

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)


A iniciativa destacou a criatividade dos empreendedores e a valorização dos ingredientes regionais, consolidando Lucas do Rio Verde como vitrine da gastronomia regional.

Para a empresária Maria da Luz, do restaurante Churros da Maria, conquistar o primeiro lugar teve um significado ainda mais especial por ter sido uma escolha do público.

“É uma emoção muito grande receber esse reconhecimento. A gente trabalha com muito carinho e dedicação, então ver as pessoas votando no nosso prato e reconhecendo esse trabalho deixa tudo ainda mais especial”.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)

Luiz Henrique Mendes, da Hamburgueria Pão e Carne, destacou que o Sanduíche Defumado foi pensado para valorizar a identidade da lanchonete sem perder sua essência.
“Como nossa hamburgueria trabalha praticamente com um único produto, optamos por agregar um ingrediente especial ao invés de criar algo totalmente novo. Desenvolvemos a ‘Melhor Maionese do Mundo’, feita com ovo frito, trazendo mais sabor e também menor risco de contaminação, por não utilizar ingredientes crus”, explicou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)

Wanessa Cherubini, proprietária da Casa de Frios Cherubini, comemorou a conquista do terceiro lugar e destacou a importância do reconhecimento para a empresa, que ainda não completou um ano de atuação no município.
“Foi uma honra participar. Nos dedicamos muito para criar o prato e manter a qualidade, então ouvir o retorno positivo dos clientes e conquistar esse prêmio é uma grande realização. Também fico muito feliz em fazer parte da construção da identidade gastronômica de Lucas do Rio Verde”, ressaltou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kawano)

O chef Carlos Miranda, consultor gastronômico do circuito, ressaltou que o projeto representou um importante desafio para a valorização da identidade culinária local.
“O trabalho envolveu consultoria direta com mais de pratos desenvolvidos junto aos empreendimentos participantes, sempre com um olhar técnico voltado para sabor, apresentação e fortalecimento da essência de cada negócio”, afirmou.

Ainda segundo o consultor, um dos principais objetivos foi equilibrar inovação e identidade cultural, incentivando o uso de ingredientes regionais e valorizando produtores locais.
“Mais do que desenvolver pratos para um festival, o projeto buscou fortalecer a economia criativa local e mostrar que Lucas do Rio Verde possui uma gastronomia com personalidade própria, capaz de unir tradição, inovação e regionalidade”, completou.

Além de proporcionar uma experiência gastronômica ao público, o Circuito também fortaleceu pequenos negócios e estimulou o desenvolvimento econômico do município, conectando empreendedores, produtores e consumidores em um ambiente de troca e valorização regional.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados


09/09/2026 16:22

Oficina Cultural de Teatro leva arte e conscientização sobre bullying a centenas de estudantes de Lucas

Projeto Contação de Histórias passou por três escolas municipais e mistura teatro, cultura e educação


09/09/2026 11:30

Profissionais das UBSs participam de capacitação com foco na organização e melhoria de processos

O treinamento tem como objetivo a implantação do Programa 5S e Lixo Zero nas unidades


09/09/2026 10:26

Concurso de Miss Regional da Terceira Idade será realizado em Lucas do Rio Verde

Evento vai acontecer neste sábado (12) no Clube do Idoso De Bem com a Vida


09/09/2026 10:20

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre vagas gratuitas para cursos de Marketing e Massagem

Capacitações começam nos dias 14 e 16 de setembro, no Senac


08/09/2026 15:02

Atletas de Lucas do Rio Verde são destaque no Ride Sorriso 2026

Ciclistas e corredores do município conquistaram diversos pódios nas provas de MTB, XCO e Trail Run