30/04/2026 18:11:27
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1519/

Circuito Aprosoja reúne produtores, pesquisadores e autoridades

Além de levar novas tecnologias ao homem do campo, Entec$ 2011 promove discussões e fortalece a união entre os produtores rurais.
Por Ascom/Marcello Paulino
27/05/2011 13:19

(Foto: Ascom/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A sexta edição do Circuito Aprosoja realizado na noite de ontem (26), durante o Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec$) 2011 reuniu as três esferas da produção agrícola brasileira.

Na mesma mesa, produtores rurais, representantes de entidades, pesquisadores de todo o Brasil e autoridades como o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho, o vice-governador do Estado de Roraima, Francisco Rodrigues e o deputado federal Neri Geller (PSD) debatendo os novos rumos da agricultura mundial e a importância do Entecs, como difusor de tecnológico.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho ressaltou que a feira é essencial para o desenvolvimento do agronegócio como um todo, porque traz conhecimento para os pequenos, médios e grandes produtores. “Se nós quisermos avançar, temos que investir na pesquisa e na difusão das tecnologias.”

Segundo ele, além dos programas públicos de incentivo a produção, o desenvolvimento do agronegócio necessita de parcerias e investimentos em pesquisas e eventos que levem as tecnologias ao homem do campo.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho, Glauber Silveira, apesar de o Brasil se considerar o celeiro do mundo, a produtividade brasileira ainda é muito baixa se comparada a China e aos Estados Unidos. “Ainda existem muitos gargalos que barram o desenvolvimento da nossa agricultura e ao mesmo tempo existe uma demanda muito grande de alimentos.”

De acordo com Silveira, a agricultura brasileira vive um novo momento com a votação do Código Florestal e com a exigência cada vez maior de aproveitamento da área. Segundo ele, somente com eventos como o Entec$ que possibilita ao produtor conhecer novas alternativas para aumentar a produtividade, a agricultura vai avançar. “Essa feira traz boas possibilidades, a integração da lavoura/pecuária, os sistemas de irrigação. Pra a gente avançar, a gente precisa de tecnologia.”

Silveira ressaltou ainda a importância da união da classe produtora e lembrou da primeira edição do Circuito Aprosoja em que compareceram apenas 300 produtores, em média 10% do público atual.

Segundo ele, a Aprosoja não traz uma palestra de tecnologia, ela traz uma palestra de conhecimento e crescimento para o produtor. “A gente costuma dar ao produtor além da porteira, mostrando a importância dos grandes mercados.”

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho