03/05/2024 23:29:11

Comitiva do Rio Grande do Sul visita Lucas do Rio Verde para conhecer o Programa Ser Integral

“Saio de Lucas do Rio Verde muito feliz, entusiasmada e esperançosa. Esse é o futuro da educação pública no Brasil”, disse a deputada Juliana Brizola
Por Ascom/Carolina Matter
13/03/2014 17:21

(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)

hamid.soltani

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, e o vice, Miguel Vaz, receberam hoje (13) a visita de uma comitiva do Rio Grande do Sul. A equipe, liderada pela deputada estadual, Juliana Brizola (PDT), conta com o ex-ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e assessores parlamentares.

Juliana Brizola preside, no Rio Grande do Sul, uma Comissão Especial para tratar da Escola de Tempo Integral, composta por 20 parlamentares, e que discute a ampliação do horário das escolas de ensino fundamental no estado.

O objetivo da visita a Lucas do Rio Verde é conhecer um pouco mais sobre o Programa Ser Integral, implantado no início do ano passado, na Escola Municipal Érico Veríssimo e que, neste ano, foi estendido a outras três instituições. O programa tem a finalidade de promover atividades no contraturno escolar e garantir a ocupação do tempo das crianças e adolescentes com oficinas de qualidade.

Acompanhada do prefeito Otaviano, da secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, do secretário de Esporte e Lazer, Adão Brizolla, e dos vereadores Gilson Gregório e Pedro Góes, a comitiva esteve, durante a manhã, na Escola Érico Veríssimo. À tarde o grupo visitou as escolas Caminho Para o Futuro e Menino Deus, e também o Parque Cultural, onde é desenvolvida grande parte das oficinas de contraturno escolar. No parque, a comitiva foi recepcionada pelo secretário de Cultura e Turismo, Fernando Pael

Na avaliação da deputada, “esse é o futuro da educação pública no Brasil”. Juliana, que afirmou ter ouvido falar muito de Lucas do Rio Verde, das escolas e também do Programa Ser Integral, disse que segue viagem muito esperançosa. “Saio de Lucas do Rio Verde muito feliz, entusiasmada e esperançosa porque aqui a gente vê que a integração de secretarias dá certo, que não é só educação, mas envolve esporte e cultura. Não basta uma secretaria, um prefeito, um pai ou um aluno, e sim, o conjunto de toda comunidade escolar e de todos que acreditam que a educação é a única forma de libertar o povo.”

O ex-ministro Brizola Neto, que já esteve no município luverdense no ano passado, comentou que Lucas do Rio Verde sai na frente no processo de integração de secretarias e que as atividades do ensino integral não são apenas uma ocupação de tempo das crianças, mas sim um compromisso com aprendizado. “Por um lado, fico emocionado em saber que as crianças de Lucas do Rio Verde têm essa oportunidade de se desenvolver não somente na área acadêmica, mas também nas atividades culturais e esportivas, mas por outro lado a gente sente uma enorme tristeza por saber que a maior parte das crianças brasileiras, infelizmente, não tem a mesma oportunidade que as crianças daqui. Esse é o caminho da educação que forma ser humanos, que forma gente preparada para fazer deste país uma verdadeira nação.”

Durante a visita, a deputada destacou ainda que no Rio Grande do Sul, apesar de ter mais de 400 municípios, existem apenas 20 escolas de tempo integral. E que levará a experiência vitoriosa de Lucas do Rio Verde. “Precisamos acreditar que Educação não é um gasto, e sim, um investimento que a gente leva para a vida inteira. O tempo que a criança fica na escola é muito importante, mas também é importante que esse tempo seja utilizado com atividades de qualidade. E o diferencial observado aqui é a dedicação e o compromisso dos profissionais, desde secretários, professores e todas as pessoas envolvidas nesse projeto, é isso que faz a diferença”, pontuou.

“É um orgulho para nós do município saber que as nossas preocupações diárias, planejamento e ações têm dado resultado e têm sido reconhecidas, não somente em Lucas do Rio Verde, mas por outras regiões e estados. Ver o encantamento deles com o programa e com a educação de Lucas do Rio Verde é gratificante”, enfatizou a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.

Fotos:

03/05/2024 19:34

Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Projeto habitacional faz parte do programa municipal "Ser Luverdense Habitação"

03/05/2024 18:00

Prefeitura divulga resultado do edital cultural Circula Lucas

Selecionados devem comparecer na Secretaria para assinatura do Termo de Compromisso Cultural

03/05/2024 17:00

Nova data: Mutirão Ambiental do CAR Digital acontecerá de 20 a 24 de maio em Lucas do Rio Verde

Produtores rurais do município e das cidades de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso devem agendar o atendimento online

03/05/2024 13:25

Cultura convida produtores culturais para Audiência Pública das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo