28/04/2024 12:21:40

Comunidade Groslândia lança projeto alternativo para substituição das sacolas plásticas

Além do trabalho de conscientização ambiental desenvolvido a partir das escolas, a iniciativa visa gerar emprego e renda aos trabalhadores e ainda fixar o homem no campo.
Por Ascom/Marcello Paulino
06/12/2011 14:28

(Foto: Ascom/Marcello Paulino)

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a Sicredi Ouro Verde e a Comunidade Groslândia apresentaram na noite de ontem (05) mais uma alternativa viável em substituição as sacolas plásticas utilizadas no comércio local.

Resultado do projeto “Costurando o futuro”, desenvolvido pela Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros, com o apoio do programa “A União Faz a Vida”, a partir deste mês, a comunidade passa a produzir sacolas ecológicas. Os primeiros 1.400 exemplares já têm destino certo, irão embalar as cestas de natal entregues pela prefeitura aos servidores.

Segundo o presidente da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Groslândia (Adecagro), professor Edson de Oliveira, o projeto surgiu em sala de aula, em meio as discussões com os alunos sobre o que fazer com os bags utilizados no campo.

Além do trabalho de conscientização ambiental, a iniciativa tem cunho empreendedor e social. “O nosso objetivo é também gerar emprego e renda na comunidade e ainda fixar o homem no campo”, ressaltou o professor.

A costureira Marlene de Souza é uma das cinco profissionais envolvidas com o projeto. Moradora há seis anos na Groslândia, ela revelou que não trabalhava com costura havia alguns anos, mas afirma ver no trabalho, a oportunidade de ajudar a comunidade. “Máquina não tem segredo, o pouco que sei eu ensino e também quero aprender com as outras pessoas.”

De acordo com Oliveira, o custo de produção de cada sacola gira em torno de R$ 4 e deve ser vendida por aproximadamente R$ 7. O lucro obtido com a venda será investido na própria produção, no pagamento das costureiras, da matéria-prima e compra de mais máquinas para aumentar e diversificar a produção. “A ideia é num futuro bem próximo produzir estojos, mochilas, trazer cursos de capacitação e gerar cada vez mais empregos.”

O prefeito Marino Franz ressaltou a importância de mais esta iniciativa que nasceu dentro da comunidade escolar, com a participação da Sicredi Ouro Verde e dos empresários que apoiam o programa “A União Faz a Vida”.

Porém, segundo o prefeito, além de buscar alternativas para a substituição das sacolas plásticas, é necessário continuar trabalhando a conscientização através dos programas de educação ambiental desenvolvidos nas escolas.

Para o gerente da unidade Sicredi em Lucas do Rio Verde, Jocelir Pelicioli, a produção das sacolas é apenas o primeiro passo, o grande desafio é a mudança de comportamento. De acordo com ele, a iniciativa nasce com grandes chances de dar certo porque surgiu do envolvimento de toda sociedade, desde o poder público, iniciativa privada e a participação da comunidade escolar.

Fotos:

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line

26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino

26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025