12/04/2026 16:37:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7526/

Conferência Municipal define proposta para garantir 5% do orçamento federal para Assistência Social

No evento também foram eleitos os quatro delegados que representarão Lucas do Rio Verde na etapa estadual
Por Ascom Prefeitura
26/08/2019 13:34

(Foto: Ascom Prefeitura/Sergio Nery)


Ajustar tamanho da fonte:

No último dia 23 de agosto foi realizada na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central “Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”.

Com objetivo de possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, a conferência abriu espaço para reflexões e debates, visando demandas em âmbito municipal, estadual e nacional.

A palestra foi realizada pelo economista Luciano Jóia, representante da Secretaria de Estado, Trabalho e Assistência Social, além de membro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Assistência Social.  O palestrante falou da importância da população nos debates de políticas públicas. “O município de Lucas do Rio Verde possui uma qualidade de sempre trazer para o coletivo todas as questões que afetam a população, para que as ofertas sócio assistenciais possam chegar exatamente na quantidade necessária a quem precisa desse serviço”, afirmou Luciano Jóia.

Durante o evento a população debateu sobre direitos de Política de Assistência Social e definiu propostas para serem encaminhada para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social. Entre as definições apresentadas em âmbito da união está revogar a emenda constitucional número 95; garantir um percentual mínimo de 5% do orçamento Federal para Assistência Social. Pelo Estado: ampliar o cofinanciamento estadual para os municípios e garantir a continuidade dos repasses sem atraso; e pelo Município:  ampliar o financiamento municipal da proteção social básica nos territórios de maior vulnerabilidade.

Entre os quatro delegados eleitos para representar Lucas do Rio Verde na etapa estadual estão os conselheiros municipais de Assistência Social: Maura Luiza da Silva e Gisele Belloti; representante governamental: Heloisa Mertens; e Lucia Joner, representante da sociedade civil.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU