22/04/2026 09:46:52
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5497/

Consciência Cidadã reúne mais de 300 cidadãos luverdenses para debater controle social

O prefeito anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.
Por TCE-MT
09/03/2017 13:52

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Mais de 300 pessoas atenderam ao chamamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso e lotaram o Deseo Clube, em Lucas do Rio Verde, na noite desta quarta-feira (08), para participar do Programa Consciência Cidadã, que tem por finalidade estimular os cidadãos a exercerem o controle social.

A coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas, Cassyra Vuolo, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de um cidadão participativo. Lembrou ainda que a sociedade deve acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados e que este é um bom momento para a mudança de postura, em razão de prefeitos e vereadores estarem iniciando uma nova gestão.   

O prefeito Luiz Binotti, reforçou a necessidade de ampliar a participação popular na gestão pública, a fim de melhorar a qualidade das políticas públicas e até evitar que os gestores cometam erros, por inexperiência ou desconhecimento. Binotti anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.

Representante da sociedade civil no encontro, o professor e diretor do IFMT de Lucas do Rio Verde, João Vicente Melo, elogiou a atitude positiva do TCE de buscar a interlocução entre os representantes dos poderes e a comunidade e salientou que exercer o controle social é uma responsabilidade da sociedade, que deve estar preparada para cumprir seus direitos e deveres.

Para obter mais conhecimento e se aperfeiçoar no trabalho, a servidora pública municipal Sirlei Amaro da Silva foi uma das primeiras a chegar ao Deseo Clube. Ela estava ansiosa para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas e poder auxiliar mais o cidadão em suas demandas. Sirlei estava acompanhada da filha de 12 anos, Bianca da Silva Alves, que sonha em ser juíza e gosta de saber tudo o que está acontecendo na cidade. 

O debate contou com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim; do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima; do procurador de contas Willian de Almeida Brito, do promotor de Justiça Francisco Gomes Júnior; e do juiz diretor do Foro da comarca, Cássio Luís Furim. A mediação ficou por conta da coordenadora do Consciência Cidadã, Cassyra Vuolo.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos