27/04/2024 02:18:44

Construção de nova subestação de energia possibilitará desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde

Com investimentos de mais de R$ 40 milhões, a previsão é triplicar a capacidade de energia elétrica disponível no município até 2013, o que garantirá o projeto de expansão da BR Foods e a vinda de out
Por Ascom/Marcello Paulino
29/11/2011 08:37

(Foto: Ascom/Marcello Paulino)

hamid.soltani

Lucas do Rio Verde está prestes a vencer um dos mais importantes gargalos que impediam a continuidade do projeto de desenvolvimento econômico do município. Esta semana, o prefeito Marino Franz, a BRF Brasil Foods e a Eletrobras Eletronorte divulgaram a construção de duas novas subestações de energia, que juntas irão triplicar a capacidade de energia elétrica disponível no município.

Uma das subestações está sendo construída pela BRF com investimentos de mais de R$ 25 milhões. As obras começaram em 2009 e devem ser realizadas em duas etapas, em abril de 2012 com a viabilização de 33 MVA (megavolt ampère) e junho de 2013 com a implantação de um segundo transformador de energia, totalizando 66 MVA.

Segundo o gerente de manutenção industrial da empresa, André Luis Baldissera, a construção da obra foi acordada em 2007, quando a BRF na época Sadia, se instalou no município e obteve a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a utilização de energia da subestação da Cemat.

Com a autorização, a empresa se comprometeu em construir uma nova subestação e doá-la para operação da Eletrobras Eletronorte. A primeira etapa deve ser entregue no início do próximo ano, com a devolução dos 23 MVA cedidos pela Cemat.

De acordo com o gerente, atualmente, a empresa gera mais de 4 mil empregos diretos, no abate diário de 4.800 suínos, 275 mil aves e na industrialização de duas mil toneladas de produtos (mortadela, bacon e linguiça) por mês. “Com os investimentos e a oferta de energia necessária, a perspectiva é dobrar a capacidade de produção da unidade e o número de empregos gerados até 2015.”

O prefeito Marino Franz ressalta que a falta de disponibilidade de energia sempre foi um dos principais obstáculos para a vinda de novas indústrias de médio e grande porte. “Com essa obra, a BRF vai resolver não somente o problema de consumo de energia dela, como também vai permitir que o município continue crescendo.”

Outro projeto que teve início efetivo na última semana, foi a construção da subestação de energia da Eletrobras Eletronorte, ao lado da unidade da BRF. De acordo com o superintendente regional de engenharia da empresa, Hélio César Monti, serão investidos aproximadamente R$ 15 milhões.

A obra deve ser concluída até outubro do ano que vem e quando finalizada terá capacidade de gerar 75 MVA de energia elétrica. O superintendente ressalta que o empreendimento terá capacidade suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes.

Segundo ele, além de garantir que o município não sofrerá com possíveis apagões, a disponibilidade de energia será mais um incentivo na atração de novos empreendimentos. “Quanto maior e mais confiável é a oferta de energia elétrica, maior é o interesse das grandes indústrias em se instalar no município.”

Fotos:

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line

26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino

26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias

26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV