05/11/2026 19:32:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7403/

Copa Nortão de Capoeira reúne capoeiristas nacionais e internacionais em Lucas do Rio Verde

O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de julho
Por Ascom Prefeitura/Cultura - Dayse Karol
08/07/2019 09:44

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante os dias 6 e 7 de julho, Lucas do Rio Verde tornou-se a capital mundial da capoeira. A Copa Nortão de Capoeira reuniu capoeiristas de várias partes do Brasil e do mundo. Ao todo, 30 delegações participaram da competição, sendo 27 vindas de várias cidades do Estado de Mato Grosso, uma de Alagoas, uma de Brasília e uma de Goiânia. O evento foi abrilhantando pela presença do mestre Mola, que veio de Paris especialmente para participar do evento.

“Fizemos a Copa Nortão de Capoeira pensando em reunir o máximo de participantes, levando e difudindo a capoeira em nossa região”, ressaltou Professor Anjo, organizador do evento.

“O nível de organização da competição chama atenção. Viajamos o mundo participando de eventos de capoeira e em poucas ocasiões pudemos ter acesso a um evento desse porte com alojamento, refeições, troféus, medalhas e premiação em dinheiro”, destacou o Mestre Mola.

“A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, não mediu esforços para realizar a Copa. A capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e é nossa missão fortalecer a capoeira em nosso município. Temos a honra de receber as delegações e atestar o sucesso do evento”, apontou o secretário de Cultura, Ruam Villas Boas.

Todos os participantes da Copa Nortão de Capoeira receberam certificado de participação. Os campeões de cada categoria receberam troféu e medalhas e os destaques na modalidade graduados acima receberam premiação em dinheiro, sendo R$ 800,00 para o 1º colocado no masculino e feminino e R$ 200,00 para o 2º colocado no masculino e feminino.

As disputas animaram o público presente e o resultado da competição foi o fortalecimento da capoeira como modalidade cultural e esportiva não só em Lucas do Rio Verde, como em todas as cidades participantes. Além dos capoeiristas de Lucas do Rio Verde, participaram capoeiristas de Cuiabá, Guarantã do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande.

A Secretaria Municipal de Cultura oferece oficinas gratuitas de capoeira para adultos e crianças a partir dos cinco anos. As aulas são oferecidas na sede da secretaria, que fica na Avenida São Paulo, nº 363-E, Cidade Nova, e no Contêiner da Praça do Bairro Cerrado. Informações: 3548-2549.

 

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes