06/11/2026 09:05:10
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3194/

Desfile cívico relata a história de Lucas do Rio Verde

A história do município foi dividida em partes e contada pelos alunos das escolas municipais, entidades e grupos locais
Por Ascom/Francieli Cela
09/09/2013 14:17

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O tradicional desfile cívico que comemora a Independência do Brasil realizado no último sábado (07) em Lucas do Rio Verde mostrou aos presentes um pouco dos 25 anos do município. A história do município foi dividida em partes e contada pelos alunos das escolas municipais, entidades e grupos locais.

O desfile iniciou com a execução do Hino Nacional e Hino da Independência pela banda marcial e o corpo coreográfico municipal.

Após a execução dos hinos, os alunos da educação infantil desfilaram com balões, chapéus de festa e levaram para a avenida um presente e bolo simbólicos, além de cantarem parabéns pelo aniversário de 25 anos de emancipação político-administrativa de Lucas do Rio Verde.

Logo em seguida, as escolas da área rural mostraram a colonização do município, quem foram os pioneiros, de onde vieram e as dificuldades que enfrentaram.

As escolas Eça de Queirós e Menino Deus contaram como foi o processo de emancipação e como surgiram os símbolos municipais.

Já as escolas Cecília Meireles, Olavo Bilac e Caminho para o Futuro mostraram a industrialização, o comércio, a chegada da BRF a Lucas do Rio Verde e a cadeia produtiva da empresa.

Os alunos da Érico Veríssimo mostraram as diversidades culturais que constituem Lucas do Rio Verde, os povos que vieram de várias regiões para fazer parte da história do município.

A Escola Vinícius de Moraes mostrou a trajetória do Luverdense Esporte Clube e a visibilidade que a equipe proporcionou à cidade.

Além das escolas, desfilaram as crianças do projeto Educando Para a Vida, realizado pela prefeitura em parceria com o Instituto Padre João Peter, os professores e alguns frequentadores do Programa Vida Nova, as equipes das Escolinhas de Esportes Vida Nova, grupo de Escoteiro Calango, Igreja Assembleia de Deus, grupos de tradição gaúcha, nordestina e alemã e outras entidades.

A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, destacou que os 31 grupos se empenharam com muito carinho para realizar esse dia para a população. “Nosso papel dentro das unidades escolares é resgatar o civismo, é não deixar esse civismo morrer, e a prova disso foi mostrada no desfile onde cada escola mostrou da sua forma, com sua criatividade e isso é muito satisfatório”, declarou Elaine.

O prefeito, Otaviano Pivetta, evidenciou a importância da data para os brasileiros. “Eu acho esta data simbólica e importante para o Brasil e para o povo brasileiro. Independência quer dizer tomar conta do nosso próprio rumo, e a pessoa ou sociedade que quer ser independente tem que fazer a sua parte para isso”, salientou Pivetta.

O prefeito também destacou que o desfile foi muito emocionante. “Sempre é muito bom lembrar das coisas importantes, das dificuldades que os pioneiros passaram aqui para edificar essa cidade e isso tudo alimenta o nosso espirito de construir e empreender cada vez mais esforços para que nossa terra seja um ambiente cada vez melhor para viver”, enfatizou o prefeito Otaviano.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes