12/04/2026 19:29:05
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7439/

Dia da Paz encerra ciclo de atividades da equipe de Saúde Rural na Escola São Cristóvão

Dez profissionais participaram das ações do Programa Saúde na Escola
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
19/07/2019 14:28

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Pouco a pouco, o muro pintado com vários desenhos, cores e formas vai ganhando as ‘assinaturas’ deixadas pelas mãozinhas dos alunos da Escola São Cristóvão. O Dia da Paz, realizado nesta quinta-feira (18), encerrou o ciclo de atividades que a equipe de Saúde Rural do PSF IX colocou em prática para os mais de 300 alunos da instituição neste mês como parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Momentos antes, todos os estudantes, do infantil aos anos finais da instituição e também as turmas da extensão da Escola Estadual Angelo Nadin, participaram das apresentações de teatro, música e leitura de poema com foco na prevenção à dengue, na depressão durante a adolescência e na importância da paz, o assunto do dia.

“Quem faz a beleza da nossa escola, quem faz a paz da nossa escola, quem faz a nossa escola são vocês.” Assim a gestora Andréia Pedrassani Ottoni Gugel resumiu o papel e o que representa cada aluno para a instituição durante sua fala em relação ao tema que fechou a programação dos profissionais da saúde.

“Este mês do Programa  Saúde na Escola foi um revivenciar, buscar a importância da saúde de fato, porque além de termos alunos, temos que ter alunos saudáveis e felizes. E isso tudo passa pela prevenção, pela higienização. Encerramos com o nosso muro pintado essa mobilização em busca da saúde integral”, diz a gestora.

Na opinião da aluna Érica Santos Veiga, do 5º ano, a programação preparada pela equipe do PSE foi bem interessante. “Aprendemos várias coisas, como higiene bucal, a palestra sobre higiene e saúde, o teste visual. A gente aprende a fazer as coisas do modo certo”, conta.

Estudante do 8º ano, Mariana Bueno também gostou de participar das atividades. “Acho muito legal porque quando acontecem essas palestras tem a presença de todos, uma união muito bonita, todo mundo se envolve e ainda tem a participação das pessoas do nosso postinho. Assim ficamos sabendo sobre o que deve e o que não deve ser feito”,

A programação, segundo a enfermeira Maria Aldina  Menezes Zambarda, coordenadora da equipe, teve início no dia 04, com teste de acuidade visual, medição de altura e pesagem, teoria e prática sobre saúde bucal, com distribuição de kit de escovação para cada aluno, e palestra sobre a relação com o celular e as redes sociais.

“No dia 08, no período matutino, foram feitas duas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, e sexualidade para estudantes do 6º ao 9º ano, divididos em turmas masculina e feminina para que ficassem mais à vontade. E no período da tarde sobre higiene e bons hábitos, com alunos dos anos iniciais. Também foi repetida a teoria e prática sobre saúde bucal”, relata.

Durante a passagem da equipe do PSE, caso haja constatação de peso acima ou abaixo do recomendável, os alunos são encaminhados para avaliação de uma nutricionista. Do mesmo modo, se for constatada baixa acuidade visual ou altura incompatível com a idade, haverá encaminhamento para um profissional especializado.

A equipe itinerante de Saúde Rural do PSF IX, formada por um auxiliar administrativo, um médico, um enfermeiro e um dentista, presta atendimento nas comunidades São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara. No posto local de cada uma dessas comunidades, apenas os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem atuam fixamente. Nesta programação, contou com o auxílio de uma assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

 

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Vídeo:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU