06/11/2026 02:57:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5198/

Dia de Campo mostra novas tecnologias para os agricultores familiares

A atividade contou com a participação de cerca de 160 agricultores familiares e estudantes da região
Por Ascom/Francieli Cela
31/03/2016 16:01

(Foto: Ascom/Francieli Cela)


Ajustar tamanho da fonte:

Cerca de 160 agricultores familiares e estudantes da região participaram durante a manhã de hoje (31) de um Dia de Campo que marca o início do 3º Fórum Regional da Agricultura Familiar.

A atividade contou com a apresentação dos cultivos e palestras com a equipe da Embrapa, Empaer e Prefeitura, abordando questões específicas da olericultura, mandiocultura, fruticultura, opções de plantas forrageiras, cultivo do feijão-caupi e sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, ressaltou a importância de repassar as tecnologias estudadas aos pequenos produtores. “Desde dezembro novas tecnologias foram implementadas dentro do campo experimental, e isso agora é transferido para alunos, produtores rurais, enfim, para aqueles que se interessam em trabalhar para esse ramo da agricultura, não é apenas para agricultura familiar, qualquer agricultor pode trabalhar com isso, então essa transferência se inicia hoje e os modelos aí colocados mostram que é possível produzir muito bem em pequenas propriedades”.

Entre as pesquisas apresentadas estava o uso de telas de sombreamento para a produção de hortaliças, estufa, mulching, sistema mandala, e testes com materiais de cenoura, repolho, pepino, pimentão, legumes gourmet, entre outros.

O agricultor familiar, Celito João Trevisan, avaliou positivamente as pesquisas e o Dia de Campo. “Essa exposição é uma vitrine aonde que todas as pessoas que vem aqui indistintamente se ela é produtora, observadora ou consumidora, ela vai encontrar motivos para enriquecer o conhecimento dela. Tanto quem vai produzir, como quem vai comercializar, como quem vai consumir, aqui se encontra de tudo e temos produtos da agricultura familiar de excelente qualidade”,

Trevisan ainda destacou que o consumidor está cada vez mais exigente e os produtores precisam se adequar para atender melhor o mercado. “A conscientização das pessoas que vem acontecendo eu acho que vai evoluir muito ainda, é muito importante a conscientização do consumidor porque vai exigir produtos de melhor qualidade, mais apresentáveis, mais duráveis, com menos pesticidas, e por outro lado a conscientização do produtor que está entrando nessa linha de produzir produtos de melhor qualidade, com menos contaminantes”.

O estudante de técnico de agropecuária, Felipe Garcia Ferreira, pontuou que a participação dos jovens em eventos como este auxilia no aprendizado. “Nós temos o conhecimento do que está acontecendo no dia a dia, e isso ajuda bastante a gente a estar conhecendo variedades novas que estão tendo no mercado, é uma ajuda muito boa para nós que estamos começando no ramo da agricultura”.

A programação do 3º Fórum Regional da Agricultura Familiar continua amanhã (01), no auditório da Fundação Rio Verde, a partir das 7h30, com palestras sobre regularização fundiária e restauração florestal. Entre os assuntos em pauta está a produção de sementes para reflorestamento como oportunidade de negócios para o pequeno produtor.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes