19/05/2024 19:51:15

DISPENSA DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES EM LUCAS DO RIO VERDE

Secretaria de Saúde alerta a população sobre a distribuição de remédios nos PSFs.
Por Ascom
02/02/2009 17:25

(Foto: )

hamid.soltani

A hipertensão arterial e o “diabetes mellitus” constituem os principais fatores de risco para as doenças do aparelho circulatório. Entre suas complicações mais freqüentes decorrentes, encontram-se o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC), a insuficiência renal crônica, a insuficiência cardíaca, as amputações de pés e pernas, a cegueira definitiva e abortos.

No SUS, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1.150.000 das internações/ano, com um custo aproximado de 475 milhões de reais, sendo que nestes números não estão inclusos os gastos com procedimentos de alta complexidade (internações, cirurgias cardiovasculares induzidas pela diabetes e hipertensão entre outros).

A identificação precoce dos casos e o estabelecimento do vínculo entre os portadores e as unidades básicas de saúde são elementos imprescindíveis para o sucesso do controle desses agravos. O acompanhamento e o controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus no âmbito da atenção básica poderá evitar o surgimento e a progressão das complicações, reduzindo o número de internações hospitalares, bem como a mortalidade devido a esses agravos.

Por isso que todo paciente cadastrado em uma Unidade de Saúde deve participar de suas reuniões de grupo e aconselhamento, as consultas agendadas pelo programa das unidades para acompanhamento, o uso correto das medicações prescritas.

O sistema informatizado HiperDia permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes,  em todas unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Cada Unidade de Saúde, por meio dos agentes comunitários de saúde, realiza o cadastramento dos pacientes hipertensos e diabéticos que reside na área de abrangência dos PSF’s e através desse cadastramento realiza-se o acompanhamento do paciente os eventos, reuniões de grupo onde se faz a distribuição dos medicamentos para os pacientes assistidos.

Hoje nosso município passa por dificuldades devido a insuficiência de recurso financeiro, uma vez que recebemos do Estado e da União de acordo com o numero de habitantes cadastrados no IBGE. Pelo Censo realizado em 2007, foi de 30.781 habitantes e hoje, temos que administrar os recursos para uma população de 39.140, devidamente cadastrados. Sendo assim, o município entra com uma contrapartida alta, quatro vezes maior do que o planejado.

Outra questão que prejudica nosso município são os usuários que pertencem a municípios vizinhos e pela proximidade de suas residências, acabam vindo pegar seus medicamentos em Lucas do Rio Verde.

Considerando estas situações, estamos tomando providências para organizar nosso sistema de saúde e de dispensa de medicamentos e precisamos contar com o apoio da comunidade para que façam seus cadastros e participem das reuniões de grupo além de ficarem informados com seus agentes comunitários de saúde para a retirada de medicamentos nos dias de reuniões. Desta forma poderemos prevenir futuramente uma incompatibilidade entre orçamento e população para não resultar na falta de medicamentos aos nossos munícipes.

Conforme portaria GM nº 3237 de 24/12/2008:

Parágrafo 1º: Os valores da Parte Fixa e Parte Variável dos grupos de Hipertensão e Diabetes passam a compor valor único de financiamento, no componente básico.

Art. 7º: Os recursos anuais destinados a cada município são calculados sobre a população do IBGE 2007, conforme Resolução nº 7 de 04/10/2007.

PATOLOGIAS

HIPERTENSOS

DIABÉTICOS

QUANTIDADE DE  PACIENTES

1903

MATERIAL

GASTO TOTAL EM 2008

UNIÃO E ESTADO

CONTRA PARTIDA DOMUNICÍPIO

MEDICAMENTOS/INSUMOS

PaSCOAL DE OLIVEIRA JÚNIOR

Secretário Municipal de Saúde

19/05/2024 12:36

Corrida de Outono é realizada em Lucas do Rio Verde

Lista dos colocados está anexada na matéria

18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19