06/11/2026 09:21:31
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3148/

Educação municipal de Lucas do Rio Verde é destaque em revista nacional

Publicada na Revista Escola Pública, a reportagem “Caminhos para a qualidade” aborda os resultados alcançados pelos municípios no Ideb, com base nos investimentos.
Por Ascom/Marcello Paulino
27/08/2013 15:20

(Foto: Ascom/Eder Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A relação investimentos e resultados na educação pública foi o ponto de partida para a reportagem “Caminhos para a qualidade”, publicada este mês, pela Revista Escola Pública.


No texto, Lucas do Rio Verde aparece em destaque entre os municípios de Mato Grosso, com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), se comparado aos investimentos por aluno.


A reportagem tem como base um estudo realizado em 2012, pelo Tribunal de Contas e compara a realidade de dois municípios mato-grossenses, Rondonópolis, que em 2011 investiu mais de R$ 5 mil por aluno e Lucas do Rio Verde, que no mesmo período, investiu R$ 3.800.


Segundo a pesquisa, apesar do maior investimento, Rondonópolis alcançou o Ideb 4.3 nas séries finais, enquanto que Lucas do Rio Verde apresentou o melhor índice do Estado, 5.2 nas séries finais e 6.2, nas séries iniciais.


Para a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, os recursos são importantes, mas o diferencial está na forma como são aplicados os valores, desde os investimentos em infraestrutura até a valorização do profissional.


Elaine destaca ainda o comprometimento dos servidores públicos como outro ponto fundamental na conquista dos resultados. “É um trabalho em conjunto, o poder público dá as condições, mas é o professor o agente de transformação dentro da sala de aula.”


Com mais de 8.300 estudantes na rede municipal, Lucas do Rio Verde enfrenta diariamente o desafio de manter e melhorar os resultados da educação, mesmo com a chegada de novos alunos todos os meses.


Segundo a secretária, apesar dos diferentes níveis de ensino que cada criança apresenta quando chega, o município tem conseguido manter o nível de aprendizagem da rede. “É um trabalho contínuo, mas graças ao envolvimento da equipe gestora, o empenho dos professores e o planejamento das ações, a rede municipal de Lucas do Rio Verde tem se destacado.”

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes