17/08/2026 23:05:27
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7387/

Em junho, Procon de Lucas do Rio Verde registra 456 atendimentos

A maior procura por atendimentos e orientações estão nos assuntos financeiros, serviços essenciais e produtos
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
01/07/2019 14:13

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de junho um total de 456 atendimentos. Destes, 256 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 58,58% do total de atendimentos.

Também foram registradas 158 atendimentos “Simples Consulta”, 13 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 04 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de junho, foram realizadas ainda 04 aberturas de reclamação e 20 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 20 CIPs e 12 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 23 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Apenas é necessário fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

Em junho, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (205), serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (136), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (49), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (33), saúde, como planos, mensalidades e reajuste (05) e habitação, com assuntos relacionados à parcelas e loteamentos (04).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 55 reclamações, o que corresponde a 13,13% do total. Na sequência aparecem as empresas: Oi Móvel S/A, com 25; Tim Celulares S.A, com 16; Brasilcard Administradora de Cartões e Energisa Mato Grosso, com 11 cada; Claro TV Sat Telecomunicações S.A, com 10; Banco Bradesco S.A. e Sky Brasil Serviços Ltda, com 08 cada; e Atacadão S.A. e Claro S.A, com 07 cada.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.

 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle