04/04/2026 06:17:10
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2982/

Empresários acompanham curso de qualificação e garantem vaga aos destaques

Somente nos primeiros seis meses deste ano já foram oferecidas mais de mil vagas para qualificação profissional
Por Ascom/Carolina Matter
17/07/2013 08:01

(Foto: Ascom/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

Cerca de 500 pessoas já concluíram cursos de qualificação nos primeiros seis meses deste ano em Lucas do Rio Verde e outras 650 estão em andamento. As aulas são realizadas através de parcerias entre a Prefeitura e instituições como Senai, Senac, Secitec e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

São oferecidos cursos técnicos e profissionais em diversos setores, que vão desde a área administrativa, indústria e serviços. Dos mais de 20 ofertados, a maioria está em andamento e alguns começaram essa semana, como é o caso dos cursos da área de confecção, padeiro, confeiteiro e salgadeiro.

Nesta terça-feira (16), os empresários do ramo de confecção, João Pagotto e Elias Justiniano de Souza, visitaram a turma de Costura Industrial. Além de incentivar as alunas, eles destacaram a importância de qualificar mão de obra local. “É uma grande oportunidade de capacitação e o mercado está aberto em todas as áreas. Quem se destacar durante as aulas com certeza terá vaga nas empresas de Lucas do Rio Verde”, comentou Pagotto que garantiu às participantes que há vaga em sua malharia.

Na área de costura outros dois cursos estão sendo oferecidos em parceria com o Senai, o de confeccionador de bolsas em tecido e de lingerie e moda praia, ambos ainda com vagas abertas. “Os interessados em participar devem fazer inscrição e ir para aula para conhecer o curso, saber como é a didática e ver as peças que poderão ser feitas. Muitas vezes os alunos imaginam que o curso é uma coisa e no final ficam surpresos com tudo que conseguem desenvolver”, comenta a professora Roseli Feron Rossetto.

Para os cursos do Senai, as inscrições estão sendo realizadas no escritório da instituição que fica anexo ao Ceja, na rua Getúlio Vargas, no centro de Lucas do Rio Verde. As aulas também são desenvolvidas no mesmo local.

A qualificação profissional é um dos principais compromissos da nova administração, que prevê a criação de 2.250 vagas até o fim de 2013 e de 12 mil em quatro anos. A escolha dos cursos foi realizada de acordo com as necessidades do mercado de trabalho que cresce a uma média de 12% ao ano.

Durante todo o ano, empresários de diversos segmentos devem acompanhar o andamento dos cursos oferecidos através das parcerias. Para os alunos, além de totalmente gratuitos, alguns cursos oferecem bolsa-auxílio financeiro que pode chegar a R$ 300 por mês de acordo com a frequência nas aulas.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes