02/05/2024 21:55:36
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(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)
O vice-prefeito Miguel Vaz, os secretários municipais e coordenadores de departamentos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde participam até o fim da tarde de hoje (24) de uma palestra sobre a importância do planejamento das ações e acompanhamento contínuo das metas estabelecidas pelo poder público.
Realizado no auditório da Faculdade La Salle, o encontro é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e tem como objetivo capacitar os gestores públicos no sentido de facilitar as estratégias de gestão e avaliação dos resultados alcançados.
De acordo com a consultora do TCE, Elizabete de Queiróz, a iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e visa contribuir para a gestão pública, melhorando a prestação de serviços e facilitando o trabalho de controle dos órgãos de fiscalização do poder público.
Inspirado na iniciativa privada, o sistema de planejamento das estratégias e acompanhamento da execução das metas vem sendo implantado aos poucos nos municípios de Mato Grosso. Atualmente, o sistema está presente em 20 prefeituras. “Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento. Uma prática comum nas empresas que vem sendo adotada pelos municípios.”
Segundo o vice-prefeito Miguel Vaz, cada secretaria tem um planejamento e metas a serem cumpridas. “O trabalho começou no ano passado, esta etapa é a de acompanhamento daquilo que foi proposto. O planejamento nos dá a direção e mostra o caminho por onde temos que seguir.”
Para facilitar o acompanhamento das ações, no fim do encontro, o vice-prefeito irá assinar a portaria de criação de um comitê de acompanhamento das ações.