31/07/2026 02:43:41
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14873/

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação participa do 26º Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste

Evento reuniu gestores para debater os desafios e os avanços do Sistema Único de Assistência Social
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
02/06/2026 11:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Gisele Belotti)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante dois dias, Cuiabá recebeu profissionais e gestores da assistência social de vários estados da região Centro-Oeste para o 26º Encontro Regional do Congemas. A programação contou com palestras, rodas de conversa e grupos de trabalho voltados aos desafios enfrentados pelos municípios e ao fortalecimento dos serviços oferecidos à população.

Representando Lucas do Rio Verde, participaram do encontro a secretária adjunta de Assistência Social e Habitação, Gisele Belotti, e a assistente social Bruna Alves. O evento foi uma oportunidade para trocar experiências, conhecer iniciativas desenvolvidas em outras cidades e discutir caminhos para melhorar o atendimento prestado à comunidade.

Com o tema “O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira”, o encontro reuniu representantes de diferentes estados para debater temas importantes para a assistência social.

Ao longo da programação, os participantes debateram assuntos ligados ao atendimento das famílias, à garantia de direitos, ao planejamento das ações da assistência social e aos desafios que acompanham o crescimento das cidades e o aumento das demandas da população.

(Foto: )

Para a secretária adjunta de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, Giselle Belotti, a participação no encontro contribui diretamente para a construção de alternativas que possam ser aplicadas na realidade local. “Lucas do Rio Verde tem crescido muito nos últimos anos e, junto com esse crescimento, também surgem novas demandas sociais. Participar de encontros como esse nos ajuda a entender como outros municípios estão enfrentando desafios parecidos e a pensar em soluções que possam contribuir com o nosso trabalho no dia a dia. O contato com profissionais de diferentes regiões permite uma troca muito rica de experiências, ideias e estratégias que podem ser adaptadas à nossa realidade”, destacou.

Além dos municípios, o encontro contou com a participação de representantes dos governos estadual e federal, ampliando as discussões sobre os desafios atuais e as ações necessárias para fortalecer a assistência social em todo o país.

A participação da equipe de Lucas do Rio Verde faz parte das ações de capacitação e atualização desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. A expectativa é que as experiências compartilhadas durante o evento ajudem a qualificar ainda mais o trabalho realizado pelas equipes que atuam diretamente com as famílias e pessoas que necessitam dos serviços socioassistenciais.
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos