25/04/2026 19:14:18
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3312/

Equipes de Lucas do Rio Verde e Tapurah participam de curso sobre qualificação da gestão pública

A qualificação faz parte do 1º módulo do Programa Quali-MT Gestão Pública
Por Ascom/Francieli Cela
09/10/2013 11:05

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Com o objetivo de qualificar a gestão pública, servidores da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e de Tapurah estão participando hoje (09) de uma capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), no Paço Municipal.

A capacitação faz parte do 1º módulo do Programa Quali-MT Gestão Pública Ciclo 2013 da categoria Cristal. O programa está alinhado ao Prêmio Nacional da Gestão Pública, que é desenvolvido pela Secretaria de Gestão Pública do Governo Federal.

De acordo com o consultor do Senai, Paulinho Waldemar Schneider, o treinamento repassa para os facilitadores (servidores) as informações sobre o programa e como vai atuar nas instituições. “Vamos mostrar as vantagens e desafios voltados à implantação do programa na gestão pública, princípios constitucionais, responsabilidade fiscal, atendimento e muito mais”, ressaltou Schneider.

Desde 2007, o Programa Quali-MT é implantado em empresas privadas e, a partir desse ano, o Senai-MT está implantando nas prefeituras que se inscreveram para participar dos projetos.

Schneider destacou que o programa busca que a gestão pública alcance todos os critérios do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). “Esta é uma oportunidade que as prefeituras têm de inserir no setor público os conhecimentos que o Senai possui sobre o setor privado”, evidenciou o consultor.

A secretária municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento, Solimara Moura, ressaltou que o grupo de servidores que está realizando a capacitação vai repassar o aprendizado para todos os setores do poder executivo. “A implantação desse programa vai proporcionar à população um melhor atendimento, com mais agilidade e transparência”, declarou Solimara.

A secretária ainda afirmou que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde vai se adequar ao Programa 5S, que tem por objetivo promover mudanças nas atitudes e hábitos dos colaboradores visando a melhoria contínua nos processos, produtos e no ambiente como um todo, garantindo assim a excelência.

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Seus principais papéis são liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. No Brasil elas significam Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

As equipes de Lucas do Rio Verde e Tapurah participam também dos próximos módulos do Quali-MT Gestão Pública, que serão realizados no dia 18/10, em Cuiabá, e em 14/11, em Sinop.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2026 15:01

Horto Municipal recebe atividades em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Evento reuniu estudantes, palestras técnicas e visita guiada ao espaço


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação