25/04/2026 20:40:37
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3251/

Escola Menino Deus apresenta peça teatral sobre bullying

O evento faz parte do Projeto de Prevenção ao Bullying, desenvolvido pela Orientação Educacional da instituição
Por Ascom/Carolina Matter
25/09/2013 14:58

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Menino Deus participam, amanhã (26), do Projeto de Prevenção ao Bullying, desenvolvido pela Orientação Educacional da instituição. O assunto é tema de uma peça teatral, ensaiada pelos estudantes da oficina de teatro, coordenados pelo professor Alex Dimas. Serão realizadas duas sessões, às 11h e às 13h.

O evento tem como objetivo informar sobre as diversas manifestações do bullying, além de incentivar os alunos a assumirem uma postura de defesa positiva para que as atitudes dos “valentões”, que desrespeitam seus colegas por meio da força e da agressividade, não sejam aceitas passivamente. A proposta é contribuir para mudanças de práticas e posturas violentas no ambiente escolar e torná-lo um local onde todos se sintam mais felizes, seguros e respeitados.

Neste semestre, segundo a orientadora educacional, Izana Zanardo, as ações estão sendo desenvolvidas baseadas em conversas, aconselhamentos e encontros com alunos e professores para informações e apresentações de vídeos sobre o assunto, sanar dúvidas e ensinar as crianças e jovens a se defenderem caso sejam vítimas de bullying. “A peça teatral será um momento importante de reflexão sobre a dinâmica do bullying, que é uma das faces da violência social refletida na escola”, explica.


Saiba mais:
O bullying – violência verbal ou física, feita de forma intencional e continuada, por um ou mais alunos a um ou mais colegas – sempre começa com pequenas atitudes desrespeitosas. De certa forma, o bullying é uma prática de exclusão social cujos principais alvos costumam ser pessoas mais retraídas, inseguras. Essas características acabam fazendo com que elas não peçam ajuda e, em geral, se sentem desamparadas e encontram dificuldades de aceitação.

É importante conversar bastante com quem foi agredido e incentivá-lo a assumir uma postura assertiva diante do autor para que consiga expor, de forma clara e sem ser hostil, as atitudes dele que o incomodam. O aluno não pode aceitar o ocorrido de forma passiva.

Para prevenir o bullying na escola é importante incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças através de conversas, trabalhos didáticos e de campanhas de incentivo à paz e à tolerância. Para evitar o bullying, as escolas devem investir em prevenção e estimular a discussão aberta com toda a comunidade escolar, incluindo pais e alunos.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2026 15:01

Horto Municipal recebe atividades em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Evento reuniu estudantes, palestras técnicas e visita guiada ao espaço


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação