16/06/2026 08:26:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7183/

Feira de Ciências do Médio-Norte de Mato Grosso terá 12 bolsas de iniciação científica

A feira será realizada nos dias 27 a 29 de setembro de 2019, em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
25/04/2019 15:52

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde sediará nos dias 27 a 29 de setembro de 2019 a Feira de Ciências do Médio-Norte Mato-grossense (FeCi-MN/MT). Realizado pela Unemat, Campus de Barra do Bugres, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento envolve prioritariamente os 16 municípios que constituem o território do Médio-Norte Mato-grossense, mas é de abrangência estadual, sendo permitida inscrição de trabalhos oriundos de outros municípios de Mato Grosso.

A Feira de Ciências tem como estratégia a popularização da ciência e tecnologia, identificando jovens talentosos para seguirem na carreira técnico científica e docente, como também fomentar o empoderamento de gênero. Entre os objetivos estão estimular a cultura científica escolar, valorizando trabalhos investigativos como estratégias de ensino e aprendizagem, aproximar a escola, a universidade e a comunidade em atividades de pesquisa e diálogo de resultados, contribuir para a diminuição de desigualdades sociais e melhoria na qualidade de vida e estimular o desenvolvimento dos estudantes dos anos finais do Ensino fundamental, médio e médio técnico.

A feira de ciências é resultado de aprovação em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e contará com 12 bolsas de Iniciação Científica Júnior (BICJ), selecionadas entre os alunos expositores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Médio Técnico, conforme regimento.

Poderão participar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Médio Técnico de escolas públicas e privadas do estado de Mato Grosso. A inscrição dos trabalhos será feita de 04 a 12 de setembro, até às 18 horas, através do site: siec.unemat.br (em construção).

O regimento da FeCi-MN/MT já pode ser acessado no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) e, em breve, também estará disponível na página do evento – siec.unemat.br –, bem como o formulário para as inscrições dos trabalhos investigativos dos alunos.

Com o intuito de potencializar a exposição dos trabalhos de abordagem investigativa do ensino básico na FeCi-MN/MT, será ofertada ainda uma formação de professores para a educação científica através de vídeo-aulas. A inscrição para essa formação deverá ser feita através do e-mail: ecformacao@unemat.br. O curso é gratuito e terá início na segunda quinzena de maio/2019.

A formação contará com professores formadores da Unemat, UFMT, UEA, além de outras instituições parceiras. Informações: ecformacao@unemat.br.
 
Fazem parte do território do Médio-Norte Mato-grossense os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, Uniao do Sul, e Vera.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h