05/11/2026 23:41:47
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6259/

Ferrogrão é destaque no primeiro dia do Show Safra BR163

A palestra foi comandada por Guilherme Quintella, que é membro do board da União Internacional de Ferrovias
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
21/03/2018 09:54

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)


Ajustar tamanho da fonte:

O primeiro dia do Show Safra BR163 edição 2018 foi marcado por diversos visitantes e palestras de extrema importância para a região mato-grossense. Um dos temas debatidos foi a Ferrogrão, também chamada EF-170.

No projeto, a ferrovia ligará a Lucas do Rio Verde, passando por Sinop e seguindo até o Porto de Miritituba às margens do rio Tapajós, em Itaituba, no Estado do Pará.

A palestra foi comandada por Guilherme Quintella, que é membro do board da União Internacional de Ferrovias (UIC), com o tema “Ferrovias: A solução Logística para o Mato Grosso”.

Quintella expôs o estudo realizado pela UIC e destacou que é necessário o Brasil ter uma logística competente e competitiva, a estimativa de custo da ferrovia é de R$ 12,6 bilhões que deve ser investido pela iniciativa privada.

“Quando falamos em ferrovia é até tranquilo falar, pois pouco se sabe e pouco se tem, mas é importante salientar que o projeto da Ferrogrão não é uma obra. É um sistema de transportes que tem o poder de transformar o Mato Grosso em uma região que influenciará diretamente na bolsa de valores de Chicago”, disse Quintella.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, destacou a importância de bater assuntos sobre a ferrovia e o quanto será importante para toda a região produtora do Mato Grosso. Recentemente, o prefeito esteve em Brasília, e verificou junto ao Ministério dos Transportes e na empresa Valec a situação das ferrovias no estado.

“Estou muito feliz em saber que praticamente todos os projetos da FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) estão prontos. Estamos na torcida para que essa ferrovia, tão importante para nossa região, saia do papel, assim como a Ferrogrão que hoje foi debatida por Quintella, é outra importante e necessária ferrovia para nossa região. Como prefeito estou fazendo e recorrendo aos órgãos competentes para tentar viabilizar essa obra”, explicou Binotti.

O vice-governador Carlos Fávaro também ressaltou que a execução dos projetos ferroviários está cada vez mais próxima. "Tenho acompanhado no governo federal a concessão dessas ferrovias que vão ser um marco no desenvolvimento. A tão sonhada FICO está a passos largos, caminhando já para o início de obras e a Ferrogrão com um belo projeto terminado agora aguarda licitação", completou Fávaro.

Com a presença confirmada de 215 empresas, sendo elas de todos os segmentos agrícolas, desde o plantio, passando pela colheita e chegando até o transporte, a feira traz neste ano o tema “Fortalecimento da cadeia do agronegócio”. Envolvendo a criação de aves, suínos e bovinos, o Show Safra debaterá diretamente com produtores de proteína animal que estão presentes em toda a extensão da BR-163.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes