16/08/2026 06:08:42
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5093/

Garis da coleta de resíduos participam de cursos de qualificação profissional

O primeiro curso ofertado foi de padeiro e salgadeiro e conta com a participação de 15 garis
Por Ascom/Francieli Cela
21/12/2015 17:15

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Pensando no futuro, 15 servidores que atuam na coleta de resíduos estão participando há um mês de um curso de padeiro e salgadeiro, viabilizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

A formação profissional destes servidores e a inserção no mercado de trabalho é um dos compromissos da administração municipal. Com a implantação da coleta mecanizada em toda a cidade, os garis que fazem a coleta resíduos não serão mais necessários, dessa forma os servidores da área serão encaminhados para outras funções.

O secretário municipal de Cultura e Turismo e coordenador dos Cursos de Qualificação Profissional, Márcio Albieri, pontuou que além deste curso, serão ofertados outros a estes servidores no ano que vem.

“Um dos compromissos da administração é não ter mais garis coletando resíduos no município, para isso estamos qualificando essas pessoas para que elas, a partir de janeiro, sejam direcionadas a outras profissões. Alguns se identificaram com o curso e já querem virar pequenos empresários e começar a produzir”.

O diretor do Saae, Juliano Manzeppi, informou que a mecanização da coleta na área urbana será finalizada no início de 2016. “A nossa intenção é qualificar esses trabalhadores e inseri-los no mercado de trabalho. Cerca 20 coletores vão participar dos cursos de qualificação profissional”.

O jovem Jekson Borges Oliveira se identificou com o curso e pretende seguir na carreira de padeiro. “Pretendo arrumar um serviço nessa área, como gari não é muito fácil, é um serviço cansativo, anda muito, corre pra caramba. E agora estamos tendo essa oportunidade graças a Deus e ao prefeito, a gente só agradece o apoio que estamos tendo. É uma ótima oportunidade, vim de outro estado para trabalhar e estou tendo a oportunidade de aprender algo mais com esse curso e vou tentar mudar de vida”.

De acordo com o prefeito em exercício Miguel Vaz, o projeto Bairro Consciente é inovador e busca trazer mais tecnologia para a coleta de lixo inserindo os contentores que permitem a separação correta e a mecanização da coleta.

“Com a mecanização, nós vimos que os profissionais da coleta poderiam ter outra oportunidade se qualificando profissionalmente. Assim, a população ganha com a coleta de lixo e os profissionais vão ser inseridos em uma oportunidade melhor de trabalho. Já podemos verificar que os alunos estão muito animados, alguns já estão pensando em abrir o próprio negócio, isso é muito bonito, é sinal que a iniciativa está dando certo e é uma forma para melhorar a condição da população e também a vida deles no mercado de trabalho”.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle


13/08/2026 09:05

Em congresso de referência na América Latina, Lucas do Rio Verde apresenta case de Inovação Aberta no Setor Público

Metodologia exposta no evento é fruto da articulação do projeto Centro de Inovação em Smart Cities, realizado pelo SENAI-MT em parceria com a Prefeitura, com execução metodológica da Fundação CERTI


12/08/2026 17:13

Prefeitura firma parceria com o Grupo GEMTE para fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde

Iniciativa busca fortalecer gestão estratégica da Secretaria e a consolidação de um ensino mais eficiente, inclusivo e de qualidade


12/08/2026 16:15

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

Curso começa no dia 21 de agosto e integra a programação do Agosto Lilás


12/08/2026 09:56

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Veneza nesta quinta-feira (13)

O objetivo da ação é o recolhimento de entulhos, que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti


12/08/2026 08:38

Modelo de segurança pública de Lucas do Rio Verde é apresentado a comitiva de Primavera do Leste

Encontro promoveu troca de experiências sobre Guarda Civil Municipal, tecnologia, mobilidade urbana e políticas de segurança pública


11/08/2026 17:38

4º Encontro Geração Coop reúne estudantes das cooperativas escolares e fortalece o protagonismo juvenil em Lucas do Rio Verde

Evento proporcionou troca de experiências e atividades práticas voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, criatividade e liderança


11/08/2026 11:10

Rumo à universalização: Saae dá início às obras de rede de esgoto em dois bairros de Lucas do Rio Verde

Nesta etapa serão atendidos os bairros Parque das Araras e Jardim Cerrado