26/04/2026 00:07:07
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3170/

Grupo de estudantes de geografia visita Lucas do Rio Verde

O objetivo da visita é ampliar os projetos de investigação sobre o desenvolvimento do agronegócio na região
Por Ascom/Carolina Matter
03/09/2013 10:09

(Foto: Ascom/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Um grupo formado por estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos na área da Geografia Econômica esteve na Prefeitura de Lucas do Rio Verde, no início desta semana. Eles fazem parte do Núcleo de Estudos Geoambientais (Nuclamb) e da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas (Reagri), sob coordenação da Professora Drª. Júlia Adão Bernardes, no âmbito do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A equipe é composta por 10 pessoas da UFRJ, USP e UFMT campus Rondonópolis. Nesta segunda-feira (02), eles foram recepcionados pela gerente de Projetos e Convênios, Solimara Lígia Moura, e pelas secretárias de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto Copetti, e Finanças, Maria Aparecido Rossato.

Durante o dia de ontem, os estudantes receberam informações gerais sobre o município e visitaram chácaras e empresas. “Essa é a continuidade de um trabalho que começou em 1994 e que trata sobre a expansão do agronegócio em Mato Grosso”, explica a professora Júlia.

Nesta terça-feira (03), o grupo participou de um encontro com o secretário de Agricultura, Ildo Romancini, e o supervisor de negócios da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Fábio Raabe. Entre os assuntos abordados estão questões sobre a economia do município, postos de trabalho, indústrias, educação, saúde e agricultura familiar.

O objetivo da visita, de acordo com a professora, é ampliar os projetos de investigação das temáticas sobre o desenvolvimento do agronegócio e territorial. “Cada estudante do grupo pesquisa uma área para a elaboração das teses e alguns temas de interesse são: a incorporação da cadeia da carne na região, a classificação das áreas a partir da produção de soja, biodiesel, trabalho e emprego, BR-163 e os desafios dos municípios, e outros”, comenta Júlia Adão Bernardes.

Atualmente, quatro projetos estão em andamento e, desde o início dos estudos, o grupo já publicou 10 livros sobre os temas abordados. Entre os estudantes estão pessoas que já conhecem a região e outros que estão vindo pela primeira vez. O destaque, segundo eles, fica por conta do dinamismo da região em adaptar o ambiente frente as situação de expansão territorial e aumento populacional.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2026 15:01

Horto Municipal recebe atividades em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Evento reuniu estudantes, palestras técnicas e visita guiada ao espaço


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação