05/11/2026 21:57:08
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6730/

Guarda Municipal comemora 19 anos com grande solenidade

O evento contou com entrega de motocicletas e homenagens
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
05/10/2018 14:04

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

A Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde comemora 19 anos neste dia 06 de outubro. Criada em 1999, pela Lei nº 689, é a primeira Guarda Municipal no Estado de Mato Grosso.

Para comemorar o aniversário da instituição, uma grande solenidade foi realizada nesta sexta-feira (05), em frente ao Paço Municipal. O evento contou com a participação de autoridades, ex-vereadores e servidores municipais.

O prefeito Luiz Binotti destacou o excelente serviço prestado por toda equipe e parabenizou a Guarda Municipal pela data. “Esta é uma data importante e principalmente um reconhecimento da população de Lucas do Rio Verde pelo trabalho que estas pessoas prestam, pelo serviço que a Guarda Municipal realiza. Aqui em Lucas do Rio Verde, antes da vinda dos Bombeiros, quem fazia todo esse trabalho era a Guarda Municipal. Por isso, quero homenagear todos os guardas por estes 19 anos, por este grande trabalho prestado à sociedade luverdense”, comentou.

Durante a solenidade, os vereadores e servidores envolvidos na criação da Guarda em 1999 foram homenageados com uma estatueta. O produtor rural Roberto Morandini, presidente da Câmara na época, relembrou o esforço de todos. “O Cabo Moura, da Polícia Militar, na época nos ajudou muito, todo mundo novato na época, inexperiente como vereador, nós trocamos uma ideia com todos os vereadores, ele buscou um apoio lá do Paraná, porque aqui no Mato Grosso não tinha nenhuma Guarda Municipal. Com aquele apoio, nos baseamos naquilo, fizemos uma indicação pro Otaviano, na época era prefeito, ele acatou, deu uma revisada e mandou de volta pra Câmara aprovar, ali nascia a Guarda Municipal. Isso pra população de Lucas do Rio Verde é muito bom, tem muitas cidades que não tem esse pessoal, que não tem essa Guarda”, enfatizou.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega simbólica das carteiras funcionais, que são a identidade oficial dos guardas, e quatro motocicletas para compor a frota da Guarda Municipal. “Hoje estamos entregando essas quatro motos, estamos comprando drones também pra Guarda Municipal, ou seja, estamos procurando colocar mais ferramentas na mão desta importante instituição para que ela cada vez mais possa prestar melhores serviços para a população”, comentou o prefeito Binotti.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade, aproveitou o momento para apresentar à sociedade outras melhorias que devem ser feitas em breve. “Pra gente é uma honra muito grande comemorar este aniversário. No próximo dia 24, virá a empresa que irá ministrar o treinamento da Guarda, serão 5 a 6 meses de treinamento. Para o concurso, já está sendo elaborado o edital para poder fazer a licitação, e para poder dar sequência no chamamento de mais 16 guardas, que a gente acredita que será no ano que vem”, informou.

Os guardas municipais também receberam da administração uma Moção de Congratulação como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho que cada um destes servidores desenvolve no município. “A gente fica muito agradecido por estar sendo homenageado no dia de hoje que a Guarda está fazendo 19 anos, para a Guarda Municipal, eu posso falar em nome de todos eles, é de grande agradecimento por esse momento especial”, afirmou o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Gibim Lopes de Medeiros.

 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes