30/04/2024 17:23:52

Lançamento da Escola em Tempo Integral será nesta segunda

Implantado desde o dia 13 de fevereiro, o projeto em caráter experimental, tem como público alvo os alunos matriculados do 2º ao 5º ano da Escola Érico Verissímo
Por Ascom/Márcia Fernandez Walz
01/03/2013 14:14

(Foto: )

hamid.soltani

O projeto piloto de Educação em Tempo Integral do Ensino Fundamental - Anos iniciais - será lançado na próxima segunda-feira (04.03), às 9h, na Escola Municipal Érico Verissímo, no Bairro Rio Verde.

Implantado desde o dia 13 de fevereiro, o projeto em caráter experimental, tem como público alvo alunos matriculados do 2º ao 5º ano. Hoje 270 alunos, dos períodos matutino e vespertino, participam do projeto que tem como principais objetivos melhorar o rendimento escolar e oferecer aos estudantes um contraturno com oficinas de Linguagem e Matemática; Cultural Esportiva e Motora; Formação Pessoal e Social, além da Base Comum Nacional.

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta a implantação do projeto representa uma nova fase da educação no município. “Estou feliz por cumprir mais uma promessa feita na época da campanha. Isso demonstra que a educação de nossas crianças é prioridade para essa gestão. Queremos oferecer aos estudantes de Lucas atividades que vão além da sala de aula”, complementa.

Segundo a secretária de Educação, Elaine Lovatel a escolha da escola para o desenvolvimento do projeto piloto se baseou em três requisitos: o número de alunos, que é proporcionalmente menor que os das demais unidades escolares, o espaço físico que permite melhor organizar as atividades ofertadas nas oficinas e a localização da escola. “Levando em conta a integração escola e comunidade decidimos pela implantação na unidade Érico Verissímo dada a extrema importância da participação dos pais para o sucesso desse processo. A meta é manter os estudantes ocupados no contra-turno afastando-os de situações de risco social”, salientou.

As oficinas desenvolvidas no contraturno são divididas em comuns e específicas. Fazem parte das oficinas comuns: Jogos e recreação, produção textual , matemática, contação de histórias, estudo monitorado e atividades culturais. Já das específicas os estudantes terão atividades que incluem: Confecção de brinquedos (2º), Yoga (3º), Coral (4º) e Horta escolar (5º).

Os alunos que participam do projeto terão que cumprir 1.600 horas, em 200 dias letivos, no mínimo, sendo que 800 horas são da Base Comum Nacional e as outras 800 serão através de oficinas no contraturno.

30/04/2024 16:28

Inscrições para Corrida de Outono abrem nesta quinta-feira (02)

Atletas que não compareceram a primeira etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, não poderão se inscrever nesta edição

30/04/2024 10:44